Insônia ?!

Terrível mal este que me atormenta agora! Não consigo , de jeito nenhum, conciliar o sono. O que fazer? Mil coisas me vem a mente.E inicio a batalha, mesmo com o espírito demonstrando serenidade.Tento fazer alongamento, relaxar,meditar,pois os entendidos dizem que é bom.Permaneço calma,pois até o clima está agradável.Ando um pouco pela varanda de um terraço onde, de tarde, estive me balançando, p'ra la e p'ra cá, em uma rede vendo, de longe, meus netos a brincar. Respiro fundo.Sinto um frescor na pele e um cheiro da maresia de um mar quase em frente.As palhas dos coqueiros se mexem tal qual as pernas de uma bailarina a dançar,ao som melodioso de linda valsa.

Faço tudo como "manda o figurino". Nada adiantou para exterminar o grande mal que me atinge nessa noite.Ela me pegou mesmo essa danada da insônia.O pior é que quando ela ataca , e se percebe, todos de casa já estão dormindo.É injusto acordar alguém para nos fazer companhia.Tem-se que vencer essa batalha sozinho. Não adianta desperar. É pior.

Corro a geladeira e saboreio um iorgute enquanto vejo, pela janela, um lindo gato a brincar com outro gato.Distraio-me um pouco apreciando aqueles bichinhos a trocarem carícias, enquanto minha imaginação vagueia querendo encontrar semelhanças entre o amor animal e o humano.Finalizando e digo a mim mesma:Deus é maravolhoso!

Procuro voltar ao meu quarto.O marido já dorme, há tempo.Prefiro a rede e início um leve balanço com o pé esticado até a parede.Fecho os olhos...e o sono não vem. Como é difícil achar esse bichinho quando se perde! Mas,não perco a calma.

Puxa! Já rezei esta noite. Até mais do que de costume. Fiz todas as orações que me vieram a mente. Sim, orações espontâneas. Elas são as minhas preferidas. Tive uma conversa com o Senhor Pai Eterno, o Todo Poderoso, e lhe falei de todas as minhas preocupações nesta noite. Lógico que sei que tudo Êle sabe. Mas,em repetir ia demonstrando minha confiança e reconhecia minha fragilidade.Há muito que costumo, ao ter noites de insônia, pensar no "Vigiai e Orai"e duplico as preces e louvores. Muitas vezes consegui. Hoje não.

Levanto da rede e resolvo jogar paciência no Note BooK.Olho o relógio e vejo 2,45 hs da madrugada...jogo e jogo...e nada dele aparecer. Eita bichinho! que quando desaparece é difícil de se encontrar.

Resolvo agora tentar colocar no papel toda essa angústia de uma maratona que atormenta milhares de pessoas.Penso nelas. O que vocês estão fazendo?Será que conseguiram dormir?Imagino que no universo alguns estão como eu com insônia.Com espírito de compaixão passo a pensar nos outros.Imagino em muitos problemas que me vem a mente e que podem ser causa de uma noite sem sono.Sei que existem motivos reais e imaginários entre doenças, desemprego, brigas familiares,alcoolismo,tóxicos e muitos outros.

E eu, por que perdi meu sono?!Lógico que,também,faço parte desse universo,pois sou humana, e sinto reações iguais àqueles que ,como eu, estou sem sono e com a cabeça cheia de preocupações e sem saber apagar da "caixola"tudo o que nos leva a este tormento. Tive tempo que tomei tranquilizantes para resolver. Puro engano!Dormia, mas no dia seguinte o problema atormentava novamente. Vi que não adiantava e deixei de tomar qualquer comprimido que me levasse a induzir sono.Primeiro, não gosto de vícios. Segundo, pelos malefícios que trazem qualquer droga.E terceiro, porque tenho que me sentir livre para dialogar com algum viciado.Decidi enfrentar. E é por isso que aqui estou a desabafar ou para passar o tempo...e as preocupações.Este é o grande remédio que achei contra insônia: ocupar a mente com coisas agradáveis.

Tive outra idéia. Vou voltar para minha rede, pois acho que ele se aproxima e não quero deixá-lo fugir novamente. Se Jesus disse:"Vigiai e Orai"... não mandou só orar. Tenho que ficar em vigília e em estado de oração. Seja o que Deus quiser. Se eu não voltar é porque achei " o bichinho", ou seja o danado do sono.Mas, tenho certeza que vai dar certo. O importante é que fiz uma vigília de orações por àqueles que precisavam e entraguei os problemas a nosso Pai Eterno.

E, amanhã será um novo dia. Tudo será diferente. O sol voltará a brilhar no horizonte.

Autora:Yedamsm

Luiz Correia,05/01/2009

yedamsm
Enviado por yedamsm em 12/07/2009
Código do texto: T1695760