Você sabe onde fica Guajuvira? E Itagassava, onde fica?

Dia 02/04/2010 – Quinta Feira Santa

Começando pela história da região de Araucária e Contenda, municípios da RMC – Região Metropolitana de Curitiba, na linha da Lapa e União da Vitória, onde ocorreu a Guerra do Contestado (1), bem lembrado por um amigo, ex-professor de Inglês da década de 60 e um dos grandes advogados jandaienses Dr. William James Pereira, quando disse da nossa segunda visita a esse recanto histórico paranaense.

Por coincidência, três visitas ao sítio (chácara) do tio Pedro, por parte da minha esposa, sendo seus proprietários o Pedro Teodoro, vulgo Palito, e a Rosa Woltz.

Respondendo às perguntas:

Guajuvira (2)é um pequeno povoado da zona rural de Araucária - Pr e Itagassava,um bairro rural de Contenda – Pr, municípios estes pertencentes à Região Metropolitana de Curitiba – RMC.

Na realidade são duas Guajuviras: a de Cima e a de Baixo. Já Itagassava acima denominada como essencialmente rural possui somente casas ao longo da Estrada Contenda à Campestre.

O Sítio São Judas Tadeu situa-se a 12 km, lado direito, dessa estrada, no Bairro Itagassava. Esta humilde propriedade, de 1,73 ha, fica à margem esquerda do Rio Iguaçu, que por sua vez é formado pelos rios Iraí e Atuba, na divisa de Curitiba com Pinhais e São José dos Pinhais e deságua no Rio Paraná, o Paranazão, no município de Foz de Iguaçu, numa extensão aproximada de 1.320 km (3).

A região foi colonizada no século XVIII principalmente por poloneses, alemães e italianos, sendo que os descendentes de poloneses ou polacos são maioria e todos plantam Batata Inglesa (batatinha), feijão preto, milho, soja, erva-mate, hortaliças como o repolho, o tomate-varado e outras.

Como primeira visita, se desmembra em duas: uma com a Luizabete e o Thiago, mãe e filho e os mesmos foram de ônibus Jandaia do Sul-Curitiba-Contenda e, até Itagassava, de “pois-zé” (4); a outra, Adiones, em treinamento do IBGE em Curitiba-Pç Rui Barbosa-Araucária-Guajuvira e, até Itagassava, também de “pois-zé”. Ambas ocorreram em 2008.

Na segunda visita, todos de automóvel, saindo de Jandaia do Sul na 5ª feira santa de 2009, às 23:00 horas e chegada à Guajuvira de Baixo às 04:30 horas da sexta-feira santa porém ficando a vagar sem achar o sítio por ser de noite. Foi um sufoco, celular sem torres e os tios sem saber aonde nos encontrar. Chegamos ao destino ao clarear do dia. No sábado santo, antigamente era aleluia, visitamos a histórica cidade da Lapa - Pr, terra natal do saudoso Sr. Ney Aminthas de Barros Braga (Lapa 25/07/1917 e Curitiba 16/10/2000), ex Governador do Paraná e do saudoso ex Chefe da Agência do IBGE em Jandaia do Sul, Sr. Antonio Jorge de Azambuja e Souza (Lapa 22/10/1923 e Jandaia do Sul 15/10/1987), meu segundo pai, por consideração. Só tiramos algumas fotos do Mirante, pois a visitação à Gruta do Monge estava suspensa, por reformas.

Nesta terceira visita, saímos de Jandaia do Sul às 04:30 horas da sexta-feira santa e chegamos no Portal de Contenda às 10:00 horas. Ao lado do portal, como referência, o Posto de Combustíveis Tchê.

Até a casa dos tios percorremos 412 km do itinerário Jandaia do Sul - Br-369 – PR-423 Rodovia do Xisto – Rod. BR 476 Div.de SP com Pr até União da Vitória, via Araucária – Contenda – Bairro Itagassava.

Conhecemos um casal de gaúchos, o Evandro (de Tenente Portela – RS) e a Leila, bem como a irmã do Evandro, a simpática Laura. Na chácara vizinha estava também outro casal, amigo do Evandro, o Valdemar (de Ubiratã – PR) e a Maria, bem como a gurizada. Não estavam carneando, como de costume, em respeito ao dia santo (sexta) mas para o domingo de páscoa, dei-lhe! Aliás, Guri, mas bah tchê, tomara eu ver, eu vou ir, oh vizinho, desta idade (5), e outras, são expressões desses irmãos do sul do Brasil.

Na volta à casa dos tios, entramos noutra chacrinha e conhecemos outro casal simpático: seo Mansueto e dª Tereza, com sua filha PNE, esta paranaense de Campina da Lagoa e os pais mineiros. Ele um “minerim” de boas falas por ser um ex militante sindical, inclusive com passagem pela CUT-SP. Disse-me que saiu quando houve o racha CUT – CGT.

Nesse recanto há um sossego, uma calmaria, um antiestresse, de dar dó! Casas antigas de madeira, em algumas propriedades; de alvenaria de tijolos, em outras, mas todas rodeadas de muitos pinheiros, araucárias e outras espécies nativas, bem como os flamingos, os sabiás, as garças, os jacus, os tucanos, as gralhas, as juritis, as corruíras, e outros pássaros regionais, e, ainda as capivaras, as cobras, roedores e répteis do banhado do Iguaçu.

Dia 03/04/2010 – Sábado Santo: ida á Contenda comprar alguns mantimentos e abastecer a R$ 1,22 o litro do Etanol ou álcool hidratado, quando na média R$ 1,50/1,60; jogo do bicho pela Federal (Milhar e Centena, Secas, dos números 1965 e 9516, no total de R$ 10,00, mas o resultado veio com 2598). Perdemos com “sorte” e só perde quem desiste!

Na cidade, também conhecida como a “Capital da Batata”, vimos cartazes anunciando o Show do Gaúcho da Fronteira para o dia 14/04 no Bar do Luizinho, dos Serranos, para o mesmo dia, em Campo Largo, etc., etc..

O pessoal gosta de fandango, mas bah...

Dia 04/04/2010 – Domingo de Páscoa:

-Às 06:30 horas, escuta-se o trem cargueiro da América Latina Logística – ALL, ex RFFSA, do outro lado do rio, corcoveando entre os rochedos e arvoredos no sentido interior – Curitiba/Rio Branco/Porto de Paranaguá;

-Às 07:00 horas, ainda há um intensa neblina sobre a região haja vista a chuva mansa de toda a noite;

-As 07:30 horas, já se ouve os tios conversando no seu quarto como que, a sobrinha não vai levantar para ajudar a preparar o café e o almoço para os seis, e quem mais chegar: Palito, Rosa, Ponga, Bete, Victor, Thiago. E o tratamento dos animais, não há feriados! Para o garrote, para os porcos, para os galináceos, para os cachorros Pelé e Martelo;

-Fiquei a pensar, ainda na cama, manhosando, será que hoje Páscoa do Senhor, como no ano passado, virá todo aquele pessoal para o almoço regado a churrasco, cervejas, refrigerantes, bolos, doces e os tradicionais ovos de páscoa?;

-Às 08:00 horas, nova composição ferroviária, agora no sentido Porto de Paranaguá/Rio Branco/Curitiba – interior, porém com poucos vagões.;

Às 09:00 horas, Missa da Ressurreição presidida pelo Pe. Reginaldo Manzotti, transmitida pela TV Educativa do Paraná e outras e, pela cadeia de rádios, diretamente da Catedral do Guadalupe, de Curitiba. Continuei a rascunhar este documento e esqueci-me de telefonar para a Obra Unida (5) de Jandaia do Sul, comunicando a minha ausência como secretário da reunião.

-Às 12:15 horas, chegada de um casal amigo dos tios, o Valdemar e a Rosilda, de Araucária, mas pés vermelhos de Maria Helena e Nova Cantú, do sudoeste paranaense. Aliás, as carnes de boi e de porco, inclusive o embutido (lingüiça) já estão queimando!;

-Às 12:30 horas, outra composição da ALL, de novo com alternância de itinerário.

-Às 13:10 horas, o almoço com os ingredientes já nominados mais arroz, farofa, mandioca amarela cozida, pão de alho e o apetite. Tomara eu ver...

-Às 14:15 horas, outra composição da ALL, sentido interior;

-Às 15:00 horas, despedidas do casal amigo;

-Às 16:30 horas, nossa despedida e partida para Jandaia do Sul, porém por outras estradas rurais, saindo no Bairro Ipiranga, na Rodovia PR 423 – C.Largo/Araucária, encurtando o trajeto em 30 km.

-Às 22:20 horas, chegada na Cidade Simpatia, na boca do Vale do Ivaí.

Notas do autor:

(l) Guerra do Contestado, início dos conflitos por terras na região entre Paraná e Santa Catarina (out/1912 e ago/1916).

(2) Vejam também Os Caminhos de Guajuvira, roteiro turístico, na internet.

(3) Para esta extensão há controvérsia, sendo que alguns documentos constam com menos de 1.000 km.

(4) Pois-Zé, termo dado no interior sobre o fusquinha ou carro mais velho. Usa-se, também, o termo “Pé de Bode”.

(5) Interessante que, por exemplo, o tio matou uma cobra desta idade. Desta idade quer dizer deste tamanho!

(6) Nova denominação de Asilo. Obras Unidas da SSVP: Asilos, Hospitais, Creches, Escolas, etc..

AUTOR: Adiones Gomes da Silva, o Ponga, Vice-Pres. Da Soc.dos Poetas Jandaienses-SPJ. Doc. 69, ABR/2010 – Jandaia do Sul Pr