É ou não ciúmes?

“Ciúmes é a angústia provocada pelo sentimento exacerbado de posse”. (Mini dicionário Aurélio)

Relatos sobre o ciúmes remontam os tempos das cavernas. As pinturas rupestres onde aparecem vários homenzinhos com lanças compridas atrás de um mamute, nada mais são do que um retrato fidelíssimo do ciúme.

Explico:

O mamute era do Bum – primeiro homenzinho de lança comprida que aparece logo atrás do mamute – que não queria dividi-lo com ninguém na aldeia, mas acontece que o Zum, o Lum, o Dum e o Keko queriam passear no bicho, causando uma irritação profunda no Bum que acabou pegando na lança, espantando o elefante pré histórico e gritando: “Ele é meu, e ninguém mais bota a mão”. Os outros, enfurecidos com a ciumeira de Bum, saem correndo atrás dele com o que tinham em mãos, ou seja, lanças.

Então, tudo é uma questão de interpretação. Quem viu a cena e retratou, o fez conforme os fatos. Nós é que achamos que é uma caçada! Imagina!

Dolores ama o marido Igor. Ama de paixão. Mas diz ela que não tem ciúme do marido porque acredita que ele o ama em igual intensidade. Igor é parente do Bum, bem distante, mas, parente é parente não importa quantos séculos se passem.

Igor, por sua vez adora vê-la gritando: “Não é ciúme!” e mesmo assim continua fazendo coisas que deixam Dolores nervosa.

Igor vai ao mercado todos os dias. Sempre no mesmo mercado, e é atendido sempre pela mesma caixa. Todo dia, todo dia. A caixa atendente do supermercado é uma morena alta, menos viçosa que Dolores, mas mesmo assim bonita. Bonita e atraente. O pior de tudo é que quando chega em casa, conta a conversa que teve com a Nilcinha.

- Já está chamando ela de Nilcinha, Igor?

- É a amizade.

- Que amizade? Ta me achando com cara de palhaça?

- Hummmm! Ta com ciúmes?

- NÃO É CIÚME!

Dolores odeia essa marcação com “Nilcinha”, odeia quando ele chega em casa todo dia contando a conversa que teve com a “Nilcinha”, odeia quando ele diz que faltou alguma coisa em casa e corre para o supermercado e odeia mais ainda quando faltam as coisas de fato, e é preciso que ele vá ao supermercado. Dolores vai a outro supermercado para não ter que cumprimentar a “Nilcinha” que já parece amiga íntima, não dela, mas do marido.

Não é ciúme. E Dolores não sabe explicar.

Dolores odeia ver Igor tendo uma amiga e o pior, tendo assuntos a tratar com essa amiga. Dolores pensa que os outros vão dizer: “Eles tem alguma coisa”. E isso é o que mais dói em Dolores, porque ela sabe que eles não tem nada.

Será que a Dolores é o mamute que o Bum espantou para que ninguém pudesse pegá-lo? Porque Dolores é linda, inteligente e tem um emprego muito bom, além de carinhosa e compreensiva. Atributos que Igor não cansa de dizer para os seus amigos.

Igor, sentindo-se ameaçado pela super estima que depositou na esposa, ataca com a lança do ciúme para fazê-la gritar o seu amor por ele. Ele não quer nada com a “Nilcinha”. Enquanto Dolores grita “não é ciúme”, seu amor está garantido e ele dorme em paz e aliviado pensando: “Ela ainda me ama”.

Bum devia ter fugido para as montanhas com o seu mamute e virado eremita.

Michele CM
Enviado por Michele CM em 13/04/2010
Reeditado em 14/04/2010
Código do texto: T2195325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.