TIARAJÚ
**************
Menino de bom coração
Capricorniano inteligente
Sempre foi muito respeitado
Solicitado por toda gente.

Orgulhoso do seu nome
Nome que marcou História
História de vida com luta
Missão, batalha e memória.


*****************************************
 
Nome do meu filho mais velho, Tiarajú. Origem tupi guarani, significa guerreiro do sol.
Sepé Tiarajú foi um índio que morreu na luta pelo seu povo no Rio grande do Sul, história linda e real. A missão dos sete povos.
Em 1986 grávida do meu primeiro filho, lutava em uma comunidade com pessoas sofridas, sem voz e esperança. Eu e o meu marido ajudávamos no movimento de ocupações de terra. As pessoas moravam embaixo de um viaduto, sem chão para plantar e teto para se proteger. Muitas  famílias estavam naquela situação porque a estrada BR 040 Rio a Juiz de fora ao ser construída foi tomando todo o espaço  que essas pessoas possuíam, casas e terrenos...  Ficaram ao relento. O fato se deu muito tempo antes, mas eu acompanhei de 1982 até 1996, Petrópolis RJ.
Ali o Sepé Tiarajú (ÍNDIO) foi lembrado e veio a inspiração...
Tiarajú iria ser o nome do primeiro rebento, assim aconteceu. 17/01/1987 nascia o nosso Tiarajú e cresceu acompanhando toda luta e sofrimento de um povo. Está com 23 anos hoje.
Atualmente o povo está estabilizado e possui moradia, tudo funciona na comunidade. Não foi fácil!...  A História tem dor, sangue e muito sofrimento. Lembrava muito a História do índio Sepé Tiarajú no Sul do país, tribo tupi guarani.
Um pedaço da minha vida.
NATIVA
Enviado por NATIVA em 24/04/2010
Reeditado em 19/04/2022
Código do texto: T2216953
Classificação de conteúdo: seguro