Lendas Celtas-Uma Lenda de Mongan

Uma Lenda de Mongan

Eis que, certa vez, quando Forgall, o poeta, estava com Mongan, este, numa certa hora do dia, saiu à frente da sua fortaleza, onde ele encontrou um aprendiz de bardo estudando sua lição. Disse Mongan:

"Tudo está em falta

Numa capa de pano de saco.

Na época certa alcançarás

O fim de teus estudos."

Mongan apiedou-se do estudioso, que vestia uma capa de pano de saco. Ele quase não tinha com que se manter. A fim de saber se ele seria um mensageiro fiel e bom, ele lhe disse: "Vai agora até alcançares o monte encantado de Lethet Oidni e traze uma pedra preciosa que lá tenho e para ti mesmo toma uma libra de prata branca, na qual há doze onças. Destas obterás auxílio. Daqui essa é tua viagem a Cnocc Bane. Terás boas-vindas no monte encantado de Cnocc Bane por minha causa. De lá, para Duma Granerit. De lá, para o monte encantado de Lethet Oidni. Toma a pedra para mim e vai à correnteza do Lethet Oidni, onde encontrarás uma libra de ouro, em que há nove onças. Traze-a contigo para mim."

O estudioso seguiu a sua jornada. No monte encantado de Cnocc Bane ele encontrou um casal de nobre aspecto. Eles deram grandes boas-vindas ao mensageiro de Mongan. Esse era o seu dever. Ele prosseguiu. Encontrou um outro casal em Duma Granerit, onde recebeu as mesmas boas-vindas. Ele foi ao monte encantado de Lethet Oidni, onde novamente encontrou um outro casal. Deram grande boas-vindas a um homem de Mongan. Ele foi recebido muito hospitaleiramente, como nas outras noites.

Havia um quarto maravilhoso no lado da morada do casal. Mongan lhe dissera que ele deveria pedir sua chave. Ele assim fez. A chave foi-lhe trazida. Ele o abriu. Fora-lhe dito que nada pegasse da casa, senão aquilo pelo que fora enviado. Ele assim fez. A chave ele devolveu ao casal. Sua pedra, entretanto, e sua libra de prata ele levou consigo. Ele foi em seguida à correnteza do Lethet Oidni, de onde ele pegou sua libra de ouro. Ele voltou a Mongan, a quem ele deu sua pedra e ouro. Ele mesmo pegou sua prata. Essas foram suas perambulações.

Mitologia celta
Enviado por Brener em 11/07/2010
Reeditado em 16/10/2016
Código do texto: T2371618
Classificação de conteúdo: seguro