OS SAPATOS

Depois de muito servir um ilustre cidadão, bem sucedido no âmbito profissional, totalmente de bem com a vida, eles foram doados a uma instituição de caridade.

__Serve prá mim, que número é mesmo, 42 ? Não tem problema, pobre não tem que escolher, obrigado.

E os sapatos entraram apertados naqueles pés suarentos e cheio de calos.Só que ainda não tinham percebido que haviam sido doados, e quando se deram por conta, incomodaram-se com aquele pezão fidido e começaram a protestar: __ Ei, vocês não nos pertencem, saiam já daqui, os pés que servimos são cheirosos e bem cuidados, tratem de procurar os seus velhos e surrados chinelinhos, somos de procedência e não vamos acabar nossas vidas desse jeito, exigimos nossos direitos, queremos saber onde está o nosso dono, deixe-nos aqui ou chamaremos a polícia, vocês não podem nos roubar!

O Zé, de pisante novo, tratou de se mandar para a vila e entrar no primeiro boteco para exibir seu calçado novo.__ Olha aí o que descolei, é da hora, que tal?

__Veja bem onde você arrumou isto aí, deve ter assaltado algum doutor, some já daqui antes que os home venham e achem que também sou ladrão!

__ Que nada meu, bota uma pinga da boa com mel e limão para comemorar, agora sou o Zé do passo macio, meus pés nunca sentiram tanto conforto.

__ Toma logo esta pinga e sai andando.

__ Tá bom, tá bom.

Os sapatos estavam indignados com o chulé bravo e as perebas de seus novos ocupantes, e o pior é que nem tiveram escolha, começaram a serem levados por caminhos nunca antes percorridos, eram ruas esburacadas, cheias de lixo e lama, e quando entravam em algum lugar, era sempre a mesma coisa, bebida, palavrões e um monte de outras coisas que não os agradavam.

__ Por quê vocês não vão tomar um banho antes de nos calçar?Não aguentamos mais este cheiro horrível.

O Zé, pé sujo, não queria saber de mudar seus costumes, banho de vez em quando, e os pés? Doíam mas não se importava.

Os sapatos resolveram se fechar e apertar cada vez mais os velhos calos, e um belo dia o Zé não aguentou mais e os jogou em uma lata de lixo.

Foram achados por um velho senhor andarilho que cuidava bem dos seus pés e não tinha maus costumes, tratou de calçá-los imediatamente e agradeceu a Deus por ter seus pés agasalhados. Os sapatos gostaram dos novos pés e resolveram servir com muito carinho, deixando seus novos inquilinos confortáveis.

O Zé continuou andando descalço, maltratando seus pés e a si mesmo, sem mudar seus hábitos.NÃO SÃO OS SAPATOS BONITOS QUE TE LEVARÃO AOS BONS LUGARES, NAS SIM VOCÊ QUE OS GUIARÃO, CABE A VOCÊ FAZER SUAS ESCOLHAS, ASSIM COMO AS BOAS COISAS DA VIDA E AS BOAS COMPANHIAS, SE NÃO FOREM ACEITAS E BEM TRATADAS POR VOCÊ, ELAS FARÃO COMO OS SAPATOS BONS, DARÃO UM JEITINHO DE MUDAREM DE DONO. Muita Paz...