Contraindicação - EC

Contraindicação - EC

Um amigo meu costuma dizer que pior do que um sujeito “desmiolado” é um desmiolado com iniciativa de ajudar outras pessoas ou fazer coisas. Imaginem dois desmiolados ao mesmo tempo querendo ser prestativos ao extremo! Zóca nasceu na fazenda Laredo e seus limites geográficos, passados mais de 40 anos se resumiam às divisas da fazenda e os arredores de Primavera - uma pequena cidade no meio do nada. A fazenda pertence a um criador de cães, muitos deles premiados internacionalmente. O Zóca adora os cães e os trata como humanos, conversa com os bichos o tempo todo, e quem presencia a cena chega a acreditar que ele tem mesmo o poder de conversar com os animais.

Zóca não se continha em si desde que soube que o Dr. Ramiro – proprietário da fazenda - o levaria numa exposição que ocorreria na Argentina dentro de uma semana. Sairia de Primavera pela primeira vez, iria até São Paulo, lá apanhariam um avião que os levaria até a capital portenha, Lassie seria a grande estrela. A viagem era um prêmio à dedicação de Zóca pelos animais, principalmente à Lassie – uma linda cadela da raça Collie. Mas nem tudo é como gente quer, na segunda feira pela manhã ao escovar os pêlos de Lassie, Zóca notou que a cadela estava se coçando, e não foi difícil diagnosticar o porquê. Lassie estava com sarna! Maldito pastor alemão – pensou ele - no sábado anterior o Dr. Ramiro tinha vindo à fazenda na companhia de um amigo e o amigo trouxe uma pastor alemão, Zóca não foi com as fuças do tal pastor. “Um cachorro arreliento”, comentou ele com outro funcionário da fazenda.

O pobre Zóca tinha certeza de uma coisa, se aquela sarna não estivesse curada até o final de semana, adeus viagem! Foi aí que teve a idéia de consultar as anotações do Dr. Ramiro e encontrar a solução para problema. Foi com muita dificuldade que conseguiu encontrar algo sobre sarna num velho caderno pertencente ao dono da fazenda. A anotação dizia...em caso de sarna aplique uma dose de remédio a base de Ivermectina, perguntar sempre se tem contraindicação. Zóca não teve dúvidas, botou arreios no cavalo e seguiu a galope para a loja de produtos para agropecuária. Uma hora depois Zóca apeou do cavalo bem em frente a loja do seu Mário. A tal loja tinha de tudo um pouco, e até mesmo um grande cartaz engraçado que dizia; “Tem de tudo, só não tem o que falta”. Naquele dia faltou o principal, o seu Mário tinha ido até a comarca fazer comprar e só retornaria na jardineira das duas da tarde. Atrás do balcão estava outro “destrambelhado” da pequena cidade, seu nome verdadeiro ninguém sabia, era conhecido por João da Lua. Tal qual Zóca, João da Lua era uma boa alma, sempre pronto pra ajudar. Naquele dia tinha a missão de tomar conta da loja, pois o movimento da segunda feira era quase nulo. Zóca entrou e foi logo conversando com o João da Lua.

- Bom dia seu João da Lua

- Bom dia seu Zóca

- Cadê o seu Mário?

- Foi na comarca, mas me deixou pra atende os freguês

- Tá bom, eu preciso de um tal remédio chamado Ivermectina – falou com grande dificuldade ao ler a anotação.

- Vixe meu Deus! Repete isso bem devagar

- I VER MEC TI NA e também quero uma tal de Contraindicação

- Péra ai, seu Zóca, um de cada vez.

João da Lua foi direto para o velho fichário que estava em ordem alfabética. Todos os produtos da loja estavam cadastrados e a sua localização na prateleira constava na ficha. Seu Mário – o dono da loja era muito bem organizado. João da Lua procurou três vezes pela Ivermectina, depois procurou estupidamente pela Contraindicação, e não achou nem dos remédios. Agoniado o Zóca subiu no cavalo e foi voltando pra fazenda. No meio do caminho encontrou o compadre do Dr. Ramiro. Contou caso e o homem recomendou; “volta lá, e pergunta se ele tem similar”

Zóca voltou imediatamente, e encontrou João da Lua cochilando em cima de uns sacos de adubo;

- Seu João, veja se tem ai Similar.

João da Lua coçou a cabeça e foi para o fichário, quinze minutos depois voltou para o balcão.

- Tem não seu Zóca.

- Puxa vida. Não tem o tal de Ivermectina, não tem contraindicação e não tem Similar, é melhor falar para o seu Mário fecha essa joça. – reclamou

- Do que tá sofrendo a cadela, seu Zóca? – Perguntou João da Lua com a maior boa vontade do mundo.

- Sarna

- Sarna? Por que não falou logo, pra sarna usa Ivomec.

- Tem certeza seu João da Lua?

- Claro de que tenho, é bem melhor do que Ivermectina, Similar ou Contraindicação – disso tenho certeza.

Confiante, Zóca seguiu pra fazenda, aplicou o remédio, e sentiu-se aliviado e esperançoso, voltou a sonhar com a Argentina, com o avião e com São Paulo. Durante o dia todo ficou de olho em Lassie, ela parecia menos agitada, não se coçava tanto. No dia seguinte tão logo deixou a cama, correu para o canil onde Lassie se abrigava. A cadela parecia bem, ele aqueceu um pouco de água, apanhou o xampu especial e começou a dar um bom banho no animal. Examinou bem a área afetada, parecia que como num passe de mágica a sarna havia desaparecido. Porém, para seu desespero notou os chumaços de pêlos na água da tina. Parou com o banho, apanhou o secador e apressadamente se pôs a secar o animal, mas de nada adiantou, os pelos voavam pelo ar. Em minutos Lassie estava irreconhecível, completamente sem pêlos. Desesperado, Zóca botou o animal em uma charrete e rumou para a cidade. Chegou na loja do seu Mário com o coração na boca.

- Veja seu Mário, eu apliquei o remédio que o João da Lua falou que era bão pra sarna e olha o que aconteceu.

- João que remédio você vendeu para ele?

- Ivomec, seu Mário, pra sarna, Ivomec o senhor sempre fala.

- Que cachorro é esse seu Zóca?

- É a Lassie.

- Eu perguntei a raça, seu Zóca.

Nesse momento entrou na loja um veterinário. Ficou sabendo de toda a história e apanhou a bula do remédio. Leu em voz alta. Containdicação, cachorros da raça Collie.

- Essa cadela é da raça Collie seu Zóca, o senhor devia ter perguntado sobre contraindicação.

- Eu perguntei três vezes para o seu João da Lua e ele disse que não tinha – disse Zóca demonstrando nervosismo.

- E não tinha mesmo, seu Mário, revirei o fichário inteiro! – retrucou João da Lua

Zóca não foi à Argentina e tomou um grande pito do Dr. Ramiro, demorou seis meses para os pêlos de Lassie começarem a voltar. Por sorte, tudo acabou bem, e os dois destrambelhados ficaram sabendo que contraindicação não é remédio..

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Contraindicação

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/contraindicacao.htm

Laerte Russini
Enviado por Laerte Russini em 16/08/2010
Reeditado em 16/08/2010
Código do texto: T2440917
Classificação de conteúdo: seguro