Histórias Curtas

1- Virgínia começou a preparar -se para o casamento ainda criança quando sua mãe lhe ensinou as primeiras prendas domésticas e a honrar o nome que recebera na pia batismal. Virgínia já havia preparado quatro arcas de enxoval e preenchido quatro cadernos ( de duzentas folhas cada) com receitas experimentadas pessoalmente quando aos quarenta anos, cansada de tanta honra e de tanta desesperança, levou as arcas e os cadernos para o quintal, derramou gasolina em cima e ateou fogo em tudo. Ficou por ali, livre, olhando as chamas até que tudo se acabasse, só restando as cinzas que o vento levaria. Pela madrugada fugiu com o Comandante do Corpo de Bombeiros.Soube-se mais tarde que durante muito tempo os dois andaram por aí, apagando o fogo da vida, até que ele, exausto, se aposentou e foi morar sozinho em uma ilha deserta. A respeito dela, até hoje boatos correm mundo, mas o pouco que se sabe realmente com certeza é que mudou seu nome para Liberty.

2- Constância disse não dez vezes, uma a cada um, uma em cada ano.Depois que dizia chorava, mas Constância cuidava da mãe doente, que não queria ir nem ficar só e por isso não podia dizer sim.Cuidou tanto tempo que quando percebeu que não vivia já estava morta. Quis dizer sim, mas não não encontrou quem lhe ouvisse, pois todos os que vieram já haviam ido há muito tempo e os que ficaram eram surdos. E mesmo que não fossem e estivessem, não a ouviriam, pois sem notar ela perdera a voz. A mãe, que se levantara pela primeira  vez depois de anos para acompanhar os funerais da filha, como não estivesse acostumada a viver só, algum tempo depois casou-se com o zelador do cemitério.

3- Inocência sempre pensou que o melhor lugar para encontrar um príncipe encantado fosse na cidade grande, onde em vez de cavalos brancos eles vinham montados em automóveis coloridos. Por isso, quando a prima lhe ofereceu um lugar para morar em seu pequeno apartamento, ficou comovida e aceitou com lágrimas nos olhos. Nem se importou quando ela lhe disse que, por só ter uma cama no apartamento, teriam que dormir juntas. Inocência sempre quis se casar com um bom partido e por isso não entende porque parou de pensar nisso depois daquela noite em que a prima abraçou- a ela, para se aquecerem.