O Espelho

25.08.2010

Olhou-se no espelho, contemplou suas pequenas rugas, alguns fios de cabelos prateados, olhar um tanto cansado, um largo sorriso, que por mais que não quisesse denunciava sua tristeza.

Quantos anos havia se passado, desde o dia em que ganhara de presente aquele espelho, com bordas de ouro e com três letrinhas que indicavam as iniciais de sua avó.

- onde você está minha menina, - vem cá dá um abraço em sua mãe.

- já vou mamãe, espera um instante.

- menina, vem cá.

- estou indo, mamãe.

A mãe impaciente, foi ao seu encontro ,deu-lhe um apertado abraço, beijou-a e lhe disse; - olha filha, esse espelho fora de sua avó, guardei-o por todo esse tempo, - agora, quero que guarde-o com você.

- mas por que mamãe

É porque, esse é um presente de inestimável valor sentimental, então quero que fique com você.

- mamãe, eu não estou entendendo nada.

- um dia, você irá entender, filha.

Agora volte a brincar, - antes dá-me mais um abraço, e disse-lhe:- oh! Minha filha, quanto eu a amo.

Ela sem entender nada, olhou-se no espelho e refletiu sua imagem de menina feliz, porém um pouco assustada.

Essa é a última lembrança de sua mãe, nunca mais a viu , e quando indagava ao seu pai, tios, e avós paternos, a resposta era uma só: - sua mãe foi fazer uma longa viagem, um dia ela voltará, - mas não esqueça nunca, que ela muito te ama.

- mas então porque ele não me levou com ela

- um dia, você saberá, agora vamos brincar, - vamos falar de coisas alegres.

E agora, passado tanto tempo, ao refletir seu rosto no espelho, ela tristemente recorda, aquela menina feliz, até aquele dia, em que a mãe dera-lhe de presente aquele espelho.

Somente com o decorrer dos anos, é que ela veio a saber, sua mãe fugira com outro homem, abandonando seu pai, e nunca mais ninguém teve sua notícia.

No espelho, ela reflete aquele rosto cansado, - já se passara tanto tempo, sua mãe nunca mais voltou.

Do outro lado da sala, sua filha brinca com boneca, a mesma que ela brincava naquele dia.

Nisto sua filha, chama - mamãe...mamãe.

Ela responde:- já vou filha.

A menina insistentemente grita- mamãe...mamãe, uma mulher parecida com você esta no portão.

Ela dá um passo, e com as mãos tremulas, deixa o espelho cair no chão.

É sua mãe, embora passado muito tempo, ela recorda, pois a imagem refletida no espelho não deixa margem à dúvida, cabelos prateados, olhar cansado e um largo sorriso triste.

Ambas se abraçam e depois cada uma apanha o pedaço do espelho quebrado, - olham-se tristemente no espelho ,que sem dó e nem piedade denuncia o tempo que passou.

zilvaz
Enviado por zilvaz em 19/12/2010
Código do texto: T2681231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.