A PROMESSA.=EC

O pequeno Jesuíno chegou ao Mundo em péssimas condições de saúde. O médico desenganou, aquele bebê não podia viver.

Mas, Justina, a mãe, não se conformou com a perda do filho e, religiosa, meio fanática, fez uma promessa. Se Jesuíno sobrevivesse ele teria toda sua vida dedicada a Deus, á Igreja. Nunca procuraria qualquer satisfação nas coisas terrenas.

Para o médico foi surpreendente, para a mãe um milagre, mas a verdade é que o menino sobreviveu e em pouco tempo estava forte, saudável e perfeito.

Agora era mister que a promessa fosse cumprida e Jesuína desde muito cedo obrigou o filho a afastar-se de tudo que fosse mundano só dedicando-se as coisas divinas.

Enquanto as outras crianças ganhavam brinquedos no Natal ou aniversários, Jesuíno ganhava livro de orações, medalhas ou imagens de santos.

Nunca ia a um parque de diversões, um cinema ou uma praia. Só frequentava a Igreja e só participava das festas religiosas.

Logo, porém, começou a fazer comparações e a achar que estava perdendo as melhores coisas da vida.

Às vezes burlava a vigilância da mãe e ia jogar bola com os amigos, soltar papagaios ou dar uma volta na bicicleta do vizinho.

Mas Justina sempre acabava descobrindo e o repreendia severamente dizendo que se ele não cumprisse direitinha a promessa podia ficar doente e morrer. Obrigava-o ainda a fazer sacrifícios para pagar o deslize.

À medida que ele crescia, ia ficando cada vez mais difícil controla-lo, pois percebia o absurdo da mãe e se negava a obedecê-la.

Adolescente tornou-se rebelde. Começou a frequentar festinhas animadas e paquerar as garotas de sua idade.

A mãe advertiu:

▬Um dia você poderá casar-se com uma boa moça, honesta, virtuosa e cristã. Mas por enquanto é cedo para pensar nisso e você não deve ficar namorando só por namorar. Lembre-se da promessa!

Jesuíno não deu atenção à mãe e continuou se divertindo como todo adolescente.

Desesperada Justina foi desabafar com o Padre, mas este a surpreendeu dizendo:

▬ Sua promessa não é válida. Ninguém pode prometer algo para outra pessoa cumprir mesmo que se trate de um filho recém- nascido às portas da morte.

▬ E agora? Que devo fazer?

▬ Vou dar-lhe uma penitencia para fazer em lugar da promessa de seu filho.

▬ E que será essa penitencia

▬ Todas as tardes você vai preparar um caldeirão de sopa e levar para uma família carente.

▬E por quanto tempo devo fazer isso

▬ Pelo resto de sua vida.

▬ Mas é muita coisa, vai ser difícil pra mim.

▬ E por acaso não foi difícil o que prometeu para seu filho cumprir?

***********************************************

Este texro faz parte do Exercício Criativo EU PROMETO

Saiba mais. Conheça os outros textos
http://encantodasletras.zip.net/

*****************************************
Continuem prestigiando MEMÓRIAS DO BUSCAPÉ - a sua novela virtual
http://www.recantodasletras.com.br/contoscotidianos/2774004

Maith
Enviado por Maith em 11/02/2011
Reeditado em 11/02/2011
Código do texto: T2785539