Menino robô

Era uma vez um menino robô. Seu criador o fez de uma tal maneira que quase vislumbrava-se um ser humano. Quase...

Antônio, sempre muito curioso, passava o dia fazendo perguntas a Percival, o homem que conseguiu criá-lo.

Era uma das características fortes de Toni, a curiosidade. Percival incluiu em sua programação muitas qualidades humanas, além de defeitos também.

Ele sentia o cheiro das flores nos jardins, da comida sendo preparada, da chuva que ia cair. Conseguia até mesmo sentir amor por um animalzinho, por uma planta ou pelo seu pai Perci.

Ele conhecia a dor, se algum dispositivo apresentava um problema, fisicamente lhe doía.

Era incrível como tudo lhe era humanamente aparentável.

Toni gostava da história de pinóquio e certa vez perguntou a seu pai o porquê de ainda ser um robozinho e não um menino:

- Pai, o que me falta pra ser gente?

- O que te falta?

- É. Eu tenho os cinco sentidos humanos, sinto tristeza, raiva, felicidade, amor, cansaço...

- O que te falta?....

- É, pare de ficar repetindo... o que me falta?

- Eu sei o que te falta.... uma coisa não consegui programar...

- Já sei... não tenho alma, não é mesmo? Mas... e se eu tiver? Se de repente Deus quebrou o protocolo da criação e resolveu colocar uma alma em mim, até mesmo sem você saber, sem você programar? Talvez seja por isso que me sinto tão vivo....

- Não.... eu programei isso também.... a sua sensação de estar vivo... como um ser humano.

- Mas não é possível! Deve haver algo que comprove que não me falta nada e então serei um menino!

- Não, não será... por mais que você queira, continuará sendo um menino robô, meu robô.

- É porque não tenho alma não é?

- Não. Até porque não sei se você não tem mesmo uma alma, como você mesmo disse, uma pode ter "caído" aí...

- Então o que falta?

- Uma coisa não consegui programar...

- ?

- Digamos que exista um bandido solto por aí nas ruas, bastante perigoso. O que você faria se deparasse com ele?

- Não sei... acho que lhe perguntaria por que comete tantos crimes, tanta coisa errada...

- Você não correria?

- Porquê?

- Pra você ser um menino lhe falta uma coisa.

- ?

- Medo.

Andrea Itacarambi
Enviado por Andrea Itacarambi em 18/05/2011
Código do texto: T2979016
Classificação de conteúdo: seguro