PASSARINHO

Século XV, em um lugar perdido no meio da Europa, Maria é uma mulher muito religiosa, José também, eles vão a missa todos os domingos, se confessam e a dor do trabalho duro no campo fica um pouco mais leve.

A crise econômica ficou mais forte e começou a faltar a comida naquela casa de dez filhos, todos muito novos. Nessa hora o desespero chegou naquele lar, antes simples mas feliz. Agora a agonia para alimentar tantas bocas famintas, as meninas maiores com dez e treze anos, foram trabalhar na fazenda de seu Nonô, não ganhariam dinheiro mas comeriam e trariam o resto dos patrões, para dividir com os irmãos.

Após alguma conversa os meninos foram doados para a igreja católica, que tinha um coral de vozes angelicais, eram meninos de todos os lugares, viviam em função de cantar, era um canto de louvor a Deus, eles ensaiavam muitas horas por dia até ficar perfeito, e ficava. Os meninos adoram essa nova vida de cantor, comeriam e teriam um teto para o resto da vida, foram doados para "Deus", logo aprenderam os cantos e passaram a cantar com suas vozes de crianças, muito aguda e parecendo pássaros, sorriam e cantavam.

O tempo passou e os meninos cresceram e antes da puberdade, em que a voz dos meninos muda, a igreja fazia um ritual de terror, castrava-os e para estancar o sangramento eles rolavam na arreia, e foi assim que nossos meninos passarinhos foram cantar no céu.

Conto baseado em fatos reais.