Foto: Jornal Evolução



 “ VIDA, MOTIVOS: DEGRAUS”
 
O livro organizado pela União São-Bentense de Escritores (Usbe) foi lançado nesta sexta-feira, 29//11/2011 às 19,00 h. na Câmara de Vereadores de São Bento do Sul,SC.

Na mesma oportunidade aconteceu o workshop com o tema “A escrita literária: caminhos, sonhos”,  ministrado pelo escritor Rubens da Cunha.

O livro tem predomínio de textos em prosa, mas também faz algumas incursões pela poesia. A escadaria da Igreja Matriz - sua presença diária na vida da cidade - serviu de inspiração ao grupo de autores. A obra resulta de um projeto apresentado pela Usbe ao Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura).

No ano passado, os escritores e poetas participaram ao longo de três meses de uma oficina literária com Rubens da Cunha, cronista, poeta, escritor e mestre em Literatura que ministrou aulas teóricas e coordenou a produção textual dos participantes.

 “O que chega aos leitores é fruto do trabalho de treze pessoas que se retiraram de suas atividades práticas, profissionais e afetivas durante vários sábados para construir textos nos quais expõem seus olhares sobre São Bento do Sul”, conta Rubens.

O livro com 152 páginas  apresentado por Donald Malschitzky e revisão de Luciane Horcel, traz vinte e cinco textos, divididos em duas partes: “Pessoas” e “Vozes”.
Na opinião de Rubens, diferente da maioria das antologias, “Vida, Motivos: Degraus” apresenta textos que se relacionam entre si.
 
“É um painel em que cada autor escreveu um fragmento, expôs um ângulo, iluminou um escuro”, define.

A publicação é da Editora Nova Letra, de Blumenau, com tiragem inicial de 1.000 exemplares e teve o patrocínico da empresa  Buddmeyer s/A, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

“Foi uma experiência interessante, porque normalmente o trabalho do escritor é muito solitário e, dessa vez, como integrávamos um grupo, essa produção foi coletiva, compartilhada”, descreve o presidente da Usbe, Milton Hurpia da Rocha.

Ele destacou a colaboração da Gered (Gerência Regional de Educação), que cedeu local e infraestrutura para a realização da oficina.

Os autores são: Ana Nely Karasisnki Ostetto, Camila de Souza, Cristiane Costa, Gilmar Voltolini, Kamilla Schapievski, Luciana Pilz Berkenbrock, Marcelo Augustin, Mariano Soltys, Marília Crispi de Moraes, Marlize Beatriz Conte, Maurélio Machado, Renata Pscheidt Becker e   Milton Hurpia da Rocha.
 
(Texto baseado na reportagem de Elvis Lozeiko)

O livro encontra-se a venda em diversas livrarias da cidade.

No IDEA LIVRARIA o custo é de +- R$ 12,00
Consulte no Link:
www.idealivraria.com.br/