Quem nunca andou pelo centro de Manaus e se perguntou, o porque daquelas sereias da Av. Sete de Setembro com a Av. Getúlio Vargas?? Ou talvez nunca as tenha notado!
Sempre fiquei intrigada, desde pequenininha perguntava de muita gente mais elas também não sabiam me responder.
Um tempo atrás comecei a trabalhar eu em uma empresa de Instalações Elétricas e ganhamos a licitação para fazer as instalações naquele local ( Antes funcionava  a Casa de Câmbio, Cortez, hoje funciona uma das Lojas Americanas). Como eu fazia curso Técnico em Segurança do Trabalho o meu chefe Eng. Artur Braga me levou para fazer visita de campo, ao chegarmos lá estava aquela desordem. Um dos colaboradores começou a me contar sobre as tão famosas sereias que me encantaram desde muito cedo. O dono e alguns engenheiros decidiram mandar tirar as sereias dali, pois lembrava muito a Casa de Câmbio e um dos funcionários disse: Vocês não podem tirar essas sereias, pois é uma promessa de um comerciante; todo ano o Centro de Manaus devido as fortes chuvas e com as cheias alagavam, tudo ia para o fundo d’água e era muito prejuízo, então conta a lenda que este comerciante disse que se o seu comércio não alagasse mais que em homenagem a Yara mãe d’água ele colocaria as sereias no seu comércio como forma de agradecimento e que se um dia alguém as tirasse Manaus iria regredir e seria tomado pelas águas novamente!
Mas não crendo nas lendas amazônicas os engenheiros queriam que elas saíssem de lá a qualquer custo. Os funcionários temendo que algo de ruim acontecesse recebendo ordens de superiores começaram a labuta em tentar retirá-las de lá, ao iniciar a remoção notaram que a parede onde elas estavam começara a rachar desde o teto até o chão, chamaram o mestre de obras onde o mesmo pediu que parasse e chamou os responsáveis, ninguém acreditava no que via: Constaram que a parede cairia por inteira e as sereias não de desprenderiam da parede!
As obras então prosseguiram, as serias continuam lá até hoje!
 
**Se escrevi algo aqui que não procede em relação a lenda, quero deixar bem claro que só estou repassando o que ouvi... Se é verdade ou não, deixem as sereias lá elas já fazem parte da nossa história!
 
 

Viva as nossas lendas, os nosso mitos, as nossas crenças!

**Foto do meu acervo!!
Yana B
Enviado por Yana B em 07/09/2011
Código do texto: T3205680
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.