ONDE ESTÃO TODOS?

Onde estão todos?

Minha “velha”, quem será que chegara primeiro para a festa do Natal?Essa era a pergunta que meu pai fazia para a minha mãe, todos os anos, e ela respondia a mesma coisa sempre: A comadre Maria Espanhola e as filhas, depois a comadre Dorvalina com as três filhas e a empregada.Minha mãe nunca errava a ordem de chegada.

Sempre uma semana antes da data comemorativa começava a chegar os convidados,e alguns não convidados,mas eram sempre bem recebidos.

As comadres e tias aproveitavam esses dias de antecedência para fazer compras de tecidos e aviamentos.Depois ficavam até altas horas da madrugada costurando as roupas da filharada: vestidinhos,saiotes, calças, camisas, até as calcinhas eram confeccionadas em casa, isto é, na nossa casa que mais parecia uma oficina de costura com tantas mulheres juntas, umas cortando o tecido ,outras alinhavando ,outras costurando na máquina de pedal ,e outras fazendo o arremate final a mão(barras,chulear,pregar botões e fazer as casinhas). Enquanto nós as crianças ficávamos brincando no quintal, uma vez ou outra uma das mães ia até o quintal para chamar alguém para provar a roupa nova. O rádio ligado na Rádio Nacional, a disputa era entre os fãns da Marlene e da Emilinha Borba ( minha mãe era fã da Emilhinha).As roupas todas prontas.Era a vez de preparar as comilanças:bolachas de amoníaco,os bolos,rosca doce,pão caseiro ( com fermento de litro) ,preparar o tremoço.Na ante- véspera,chegava mais uma turma a Tia Jandira com o Tio Nico e filhos,,na véspera de Natal outros convidados que iam lá pra casa a tia Matilde,tio Josué e os 5 filhos ,a tia Maria Pedro com o filho ,nora e netos ,vinham juntar-se conosco os vizinhos Zé Camargo e dona Benedita com os filhos,compadre Zé e Mariquinha com 6 filhos ,Leoni e seus 5 filhos .A festa começava no dia 24 com a ceia esta emendava com o almoço e só depois da janta era quando alguns convidados começavam a ir embora .Durante esses dias o forno a lenha ficava constantemente aceso e assando coisas como:frangos,cabrito,leitoas ,carneiro .O fogão queimando a lenha dia e noite permanecia aceso .Bebidas até cair !

Eram Natais felizes com a presença do pai ,mãe,irmãos,tios,primos e amigos ,hoje ficaram só as lembranças e uma pergunta no ar ONDE ESTÂO TODOS? Que saudades de todos vocês! Principalmente de vocês meus cinco irmãos! Saudades de quando erámos em seis irmãos capetinhas e um primo anjinho!