Em algum dia de outubro do ano passado, realizando uma das muitas compras virtuais que adoro fazer, comprei um computador numa famosa loja que aparece muito na televisão fazendo propaganda. Na hora de cadastrar o endereço houve uma pequena complicação, pois o sistema de cadastro da loja não conseguiu identificar o CEP específico do meu bairro e só foi capaz de reconhecer o CEP geral da cidade. Eu não tinha como saber que isso mais tarde seria um grande obstáculo.
O computador foi comprado para presentear uma amiga. Foi entregue no local indicado, mas logo constatamos um defeito na hora de ligar o computador. Solicitei imediatamente uma troca. Aí começou toda a complicação dessa história...
Recebi uma mensagem dos Correios informando que seria realizada uma coleta. Quando verifiquei o endereço que eles destacavam junto com o horário da coleta, percebi que não era o meu endereço. Lá estava o CEP geral ressaltando um bairro diferente daquele onde foi efetuada a entrega. Avisei à loja, agendaram uma nova coleta, novamente o endereço que aparecia era o mesmo endereço errado de antes. Mais um aviso para a loja e daí em diante foi só aborrecimento.
A loja algumas vezes me disse que ela não poderia alterar o endereço (quem solicitou mudança de endereço?); outras vezes pediu para eu informar o endereço correto da coleta (o mesmo da entrega que eles conseguiram localizar, ué!); hoje já não dizem mais nada sobre o assunto.
Na verdade, desde o começo, a única coisa que eu desejei foi uma coleta simples no mesmo endereço em que ocorreu a entrega. Eu pensava que bastaria informar aos Correios onde deveria acontecer a coleta, informando, então, o endereço onde ocorreu a entrega do produto.
Parecia simples para mim.
Surpreendentemente recebi um terceiro e-mail dos Correios destacando de novo o endereço errado.
Sobre o presente, decidi dar um computador que tinha no meu apartamento o qual estava sem uso.
Passei a elaborar, a partir daí, um monte de perguntas sobre o assunto (o meu travesseiro não conseguiu esclarecer nenhuma dessas perguntas).
O problema foi o CEP? Por que a loja não consegue avisar aos Correios o bendito endereço correto? Por que os Correios enviaram, em períodos diferentes, três mensagens que destacaram o mesmo endereço errado? O que aconteceu na primeira tentativa de coleta? Se o carro dos Correios, na ocasião dessa primeira tentativa de coleta, não localizou o endereço, será que as pessoas desse carro foram repetir mais duas vezes tal ação mesmo sabendo que o endereço estaria errado? Será? Não seria menos penoso enviar para realizar a coleta os mesmos indivíduos que fizeram a entrega?
Na minha excessiva mania de indagações, me fiz outra pergunta:
Por que o computador foi inventar de dar defeito?
Que coisa, hein?
Como é que pode um computador dar defeito?

Nos saudosos Os Trapalhões, as trapalhadas eram bem menores!

Se tudo isso servir para que esse texto fique um pouquinho legal, essa confusão, baseada em fatos reais, serviu para algo útil e agradável.

Concordam?
Ilmar
Enviado por Ilmar em 25/01/2012
Reeditado em 05/04/2012
Código do texto: T3460687
Classificação de conteúdo: seguro