Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O rei e o viajante


Certo dia em uma época distante, quando o sol ainda era namorado da lua, vivia em uma cidadezinha um rei muito bravo e dominador. Este rei sempre que falava com seu povo, falava cuspindo. Por isso, o povo, já cansado dos dissabores do rei e sem forças para lutar, desenvolveram o comportamento de abaixar  a cabeça toda vez que se punham diante do rei. Entendiam que deste modo o cuspi passaria  direto por sobre suas cabeças, não atingindo-lhes o rosto.
O tempo passou e as crianças que nasciam naquele reinado de tanto ver a postura curva dos seus semelhantes se habituavam a ela sem nunca questionar o porquê. Acreditavam que todos os homens, em todos os reinos, se comportavam daquela maneira.
Porém, ao entardecer de um dia primaveril, um viajante, recém chegado na cidade foi ver o velho rei. Qual não foi sua surpresa, quando levou uma cusparada, forte e melada bem no meio dos olhos. O rei ficou muito aperreado e perguntou-lhe:
- Nobre viajante, por que não abaixou a cabeça? Então não sabes que se tentares ficar da minha altura passarás enorme aperto e constrangimento?
E o viajante, olhando aquele povo curvado de tanto se abaixar, placidamente, respondeu:
- Nobre rei, então não percebes que quanto menor for seu povo, menor será seu rei e mais insignificante será seu reinado?
Marta Klumb Rabelo
Enviado por Marta Klumb Rabelo em 20/07/2005
Código do texto: T36055
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Marta Klumb Rabelo
Brasília - Distrito Federal - Brasil, 50 anos
15 textos (915 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 11:07)
Marta Klumb Rabelo