Freguesia do Ó

O distrito é vinte e seis anos mais novo que a capital. O nome freguesia vem de freguês, ou seja, um determinado grupo de pessoas que freqüenta uma igreja; e “Ó” em razão dos cânticos religiosos, cujas orações cantadas se destacavam essa vogal... Ó sabedoria que saíste da boca do altíssimo...; Ó adorai, Senhor e condutor da casa de Israel...; Ó raiz de Jessé que sois como o estandarte dos povos...; Ó chave de Davi, Centro da Casa de Israel...; Ó sol nascente, esplendor da luz eterna...; Ó rei das gentes e objeto de seus desejos...; Ó Emanuel, rei e legislador... As terras da região foram herdadas pelo bandeirante Manoel Preto em 1580, porém foi somente em 1610 foi erguida uma capela com o nome de Nossa Senhora da Esperança e pouco mais tarde, da Expectação, onde atualmente fica o Largo da Matriz Velha, na qual foi batizada a filha de Pedro e de Domitila, a Duquesa de Goiás. A velha paróquia em 1896 não resistiu a imperícia do sacristão que ao tentar eliminar um vespeiro acabou por atear fogo na Capela. Somente em 1950 com a construção da ponte, a freguesia do Ó saiu do isolamento no qual o outro lado do Tiete a deixava.

Marcos Pestana
Enviado por Marcos Pestana em 01/06/2012
Código do texto: T3700376
Classificação de conteúdo: seguro