Feridas de luz, o conto do Sol e da Lua

Há muito tempo atrás, o sol nasceu. Belo e radiante, no centro do universo. Nesse mesmo dia nasceu a lua. Mais brilhante que o sol. Tão estrela quanto o resto. Lua e sol iluminavam a tudo e a todos. A via Láctea tinha orgulho dos seus dois filhos. Era um presente belo que ninguém poderia roubar. Os dois tomaram cada um ao seu rumo. A lua, preferiu rodear a terra, enquanto o sol preferiu ficar no centro do universo. O Sol sempre amou a Lua, e um dia ele resolveu se declarar, num daqueles raros dias em que eles se encostam. O eclipse.

-Lua, sabes que seu brilho é intenso, e mais forte que o meu, queres ser minha esposa?- pergunta o sol sorridente e brilhante.

A Lua, que brilhava mais intensamente respondeu com um sorriso irônico:

-Não preciso de você. Não desejo você. Não percebes que te toco raras vezes? E quando toco, é tão passageiro, porque eu sou forte. Sou fortaleza, e você é só o centro, não o brilho.

A Lua, brilhava mais fortemente todos os dias. Ás vezes, o sol podia vê-la, ver seu leve sorriso. A Lua se diverte em brincar com o sol de esconde esconde e ama dar sorrisos para o pobre coração dilacerado.

Certo dia, de tanto brilhar a lua perdeu seu brilho. O universo, antes claro se escureceu fortemente. Lá se foi o brilho da Lua, lá se foi seu encanto. No primeiro eclipse depois da catástrofe, o sol desesperado procura pela lua. Não encontra ela em lugar algum. Aos poucos, suas curvas vão surgindo, o Sol, vai desfalecendo seu sorriso. A Lua tinha parado de brilhar. O Sol, não mais conversava com a Lua desde seu pedido de noivado. Mas quando viu a Lua, fraca e sem cor disse a ela.

-Podes até não me amar, mas eu te amo. Se eras fortes para brilhar para o universo e agora não é mais, eu me sacrificarei por você. Não quero nada em troca além de seu brilho. Brilharei mais forte para ver seu sorriso. Brilharei mais forte, todos os dias mais forte, só para que percebas quem sou. Brilharei forte, para que possa roubar meu brilho e usá-lo ao seu favor. E tudo isso porque te amo.

A lua nada disse. O sol cumpre sua promessa até os dias de hoje. Embora a Lua não brilhe mais, ela ainda consegue dar sorrisos de sarcasmo para o pobre do sol. Ela usa do brilho dele, para clarear a noite. A Lua é ladra, e seu sorriso é falso.

Amor de sol é forte, e quando olhares para lua lembre-se. Ela morreu para mim, morreu para a sociedade que a vê tão sem brilho. Morreu para o universo. Só não morreu para o Sol, que continua a amá-la até que seu brilho se apague.

Marçal Morais
Enviado por Marçal Morais em 25/09/2012
Código do texto: T3900039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.