Mas felicidade é ter o que queremos ou que precisamos?

"Completa? Eterna? O que é? Você é feliz?" Joana após ler essas perguntas se deparou com um abismo interno. Não sabia as respostas porém ansiava-as, queria descobrir, entender. Joana acreditava que era feliz, achava que sabia o que era felicidade, achava que felicidade era ter o que almejava, que era viver bem, ter bons amigos. Se é eterna? Completa?... Isso Joana não sabia.

Parou. Sentiu o vento no rosto. Sentiu o bagunçar de seus cabelos. Olhou pro horizonte. Observou as nuvens e os pássaros. "Será que os pássaros livres, são felizes?" Pensou instintivamente. "Sim, acredito que são felizes, tem o que precisam, sua liberdade, rodam o mundo. Então, felicidade é ter o que eu quero ou ter o que preciso?!" Confusa. Perdida. Não sabia mais o que acreditara que sabia. Dúvidas preenchiam sua mente. "E completa? Será que há felicidade completa? Acredito que não. Pois, sempre ansiamos mais, sempre procuramos ter um objetivo, fazemos planos, sonhamos. Pesamos que precisamos disso tudo pra ser feliz. E será que precisamos? Acho que sim, sem objetivos temos uma vida vazia."

E continuou. "Se eu observar as pessoas ao meu redor, aquelas mais ricas, essas que sem objetivos são infelizes, apesar de terem 'tudo', esse 'tudo' que se deseja pra ser feliz. Mas felicidade é ter o que queremos ou que precisamos? Tantas pessoas passando fome, morrendo de sede e doenças... Eu tenho muito mais que muitos, devo ser feliz por ter o que preciso mas também devo querer mais, ser feliz é misturar tudo, conseguir realizar os objetivos e querer mais, ter vários objetivos realizados e uns a se realizar... Talvez, ser insatisfeito faça parte de ser feliz. Ser acomodado só trás infelicidade. Será isso? Será que é isso ser feliz?"

Olhou novamente as entonações do céu. Sorriu. Joana parecia cada vez saber menos sobre felicidade.

Júlia Farolfi
Enviado por Júlia Farolfi em 25/11/2012
Reeditado em 19/01/2013
Código do texto: T4004391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.