O ESCÂNDALO

Nunca Joana fora chamada atenção pelo chefe, pois ela sabia cumprir muito bem suas tarefas profissionais. Isso era tão visível em todas as suas relações. Muito altiva e auto-suficiente – assim pensavam alguns funcionários - por que ela era considerada a melhor funcionária da fábrica de bebidas ICHADIO, e sua função era gerenciar a seção de limpeza de garrafas.

Mas essa funcionária tinha um hábito nada comum. Sempre que chegava ao serviço tirava seus sapatos e os trocava por um chinelinho cuja combinação jamais se adequava à farda vermelha que usava. Para distinguir de outras funcionárias – esta era a resposta que dava quando alguém se incomodava com tal atitude.

Naquela manhã de sábado alguém escondeu seu chinelinho. Já se esperava uma rebeldia por parte de Joana que ficou descalça, mas não disse nada a ninguém. Incomodados com o fato de a gerente estar sem sapatos o diretor da fábrica se reuniu com os assessores para resolverem a situação. Após o almoço convocaram todos os funcionários da seção em que Joana trabalhava. A única que não compareceu foi justamente Joana.

Intrigado, o diretor cancelou a reunião e ordenou que a referida funcionária fosse imediatamente ao escritório. Desta vez ela atendeu.

Somente estavam, agora na sala de reunião, a funcionária e o diretor que pediu explicações por tal insubordinação.

- Meu chefe. Que bom que o senhor me chamou em particular.

- Vá logo dizendo tudo, ou será despedida. Já chegou aos meus ouvidos que seu chinelo não fica bem em você, como também o fato de você estar, como estou vendo agora, descalça , andando pelas repartições de minha empresa.

- Por favor ...

Neste instante Marcio – filho do dono da fábrica entrou na sala _ e sentou-se no sofá para ouvir a conversa.

- Continue – gritou o dono da ICHADIO.

- Vou ter mesmo que explicar?

- Tá esperando o quê?

Marcio, neste instante, se levantou e falou:

- Pai, fui eu quem escondi os chinelos de Joana. Ela não veio a reunião por que é muito íntegra e não quis me delatar. Peço desculpas a ela e ao senhor.

- O quê? Por que fez isso?

- Porque sempre que ela trocava os sapatos, eu me irritava e todo mundo comentava....

- Afinal Joana por que tal atitude diariamente? - Marcio votara-se para ela e indagou:

- Vou responder. Sou uma mulher viúva e tenho três filhos pequenos, moro de aluguel e pego dois ônibus para vir ao trabalho Meus filhos ficam na creche e por ser pobre então só tenho dois pares de sapatos. Nunca disse a ninguém meus problemas por achar que minhas qualidades profissionais não poderiam ser afetadas por causa de um par de sapatos. Quanto a brincadeira de seu filho eu acredito que ele agora já sabe de tudo e vai devolver meus chinelos.

Os dois homens envergonhados não sabiam o que dizer. Finalmente o diretor tomou fôlego e se posicionou:

_ Já percebi que tipo de pessoa é você. De hoje em diante, será minha assessora, mas promete que com o aumento do salário você comprará muitos sapatos? Ninguém saberá o que aconteceu, principalmente porque meu insensato filho está envolvido e você não o denunciou. Parabéns pelo caráter.

Joana sorriu e chorou ao mesmo tempo. Agradeceu e saiu da sala.

No dia seguinte, todos os funcionários foram comunicados e se surpreenderam. A vida de Joana foi alterada e, ela se tornou alguns anos mais tarde, a esposa de Márcio.

zemary
Enviado por zemary em 15/01/2013
Código do texto: T4085618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.