A LAGARTIXA QUE TORCEU O RABO


_Porque está assim menina, olhar parado no tempo, com o semblante tão triste...(?) Pergunta o Tixo (Tixo, era o apelido. O nome dele é Roberval), seu vizinho de forro.
_Não consegui sair noite passada. Nem fui à caça para jantar. Me bateu uma tristeza...
_Sasha (Nome da lagartixa)... te conheço tem pouco tempo. Você é sempre radiante.
_Nada não, coisas do sexo feminino. Não sabia que lagartixas também ficam 'down'?
_Entendo pouco esse lado. Quando nasci, a única que conheci foi minha irmã. Ela saiu do outro ovo logo depois de alguns minutos que eu. Sabe que quando nascemos já somos independentes por Natureza. Minhã mãe escolheu o aparelho de ar condicionado para por os dois ovos. Não é novidade que as mães vão embora depois de deixar seus ovos. 
_Meu problema é outro. Você não vai compreender. Tive uma decepção tão grande. Pior que só fui descobrir depois que me desequilibrei,  cai e torci o rabo. Foi terrível! 
_Rabo, lagartixa perde fácil. Ouço tantas histórias no rádio.
Acidentes. A vantagem é que rabo de lagartixa se regenera. Alguns meses, e ele cresce de novo. E você nem perdeu o rabo...Eu sei o quanto o rabo é importante na nossa vida. Seu rabo ainda está inteiro...
_Se eu te contar promete que não vai rir? Vai ter paciência pra escutar tudo?
_Claro. Não vejo motivo pra rir da sua situação. Sei que está sendo difícil pra você ficar saindo com o rabo torcido. Rabo torcido atrapalha. Ah! Seu rabo... logo, logo endireita.
Sasha resolve contar a sua história antes de falar a razão da sua decepção e tristeza...
_Bem, quando eu era criança meu sonho sempre foi ser alpinista. Subir pelas paredes...
Achava o máximo aquelas lagartixas nas paredes, no teto. Quando os machos cantavam para atrair as fêmeas...Eu li muito a respeito. Curiosa que sou, procurei saber dos nossos antepassados...descobri até que o nosso nome científico é Hemidactylus mabouia...
_Nossa, interessante; sempre quis saber de onde viemos. Reparou como somos diferentes?
_Fácil responder, viemos da África no século 19. Naqueles navios que trouxeram pessoas para trabalhar como escravos. Recebemos esse nome: lagartixa-de-parede. No Norte nos chamam de osga, no Nordeste, briba. Outro nome conhecido é : crocodilhinho-de-parede. 
_Gostei desse último nome que disse aí não, é meio gay. Mas tudo bem, o mundo é de todos. 
Problema que eu acho é que não somos muito aceitos nas casas. As pessoas tem medo. Se tivessem noção que nosso prato predileto inclui baratas, mariposas,grilos,
formigas e principalmente aranhas venenosas. Não causaríamos tanto pânico. Acho que a mudança de cor provoca esse medo. É nossa forma de sobrevivência...Eles estão nem aí para nós. 
_Roberval, você não tá entendendo...as pessoas entram em pânico quando nos veem alí. Nos confundem com Dinossauros na parede. Vou te contar um segredo: Esse rabo torcido que você está vendo, é regenerado. Acredita que um maluco outro dia me viu pronta para dar o bote numa aranha e meteu a vassoura em mim. Fui quase esmagada na parede. Mais alguns instantes e teria morte por asfixia. Escapei,tentei fugir daquele assassino mas fui atingida.
Em queda livre fomos parar no chão... eu estava perdendo as forças. Foi tão difícil...
_Ué, fomos? Então não estava sozinha. Havia outra lagartixa te acompanhando... 
_Não Roberval, meu rabo foi amputado violentamente por um assassino. Devia ser serial Killer.Eu de um lado, meu rabo (pulando) agonizante do outro. Ficou uma situação constrangedora. Uma Tixa sem rabo e um rabo sem uma lagartixa.Não parou por aí, ele deixou o meu rabo lá. Saiu alucinado querendo tirar a minha vida. Foram vassouradas e vassouradas tentando me esmagar. Até que consegui entrar embaixo de um móvel que ele não ousou tirar do lugar. De longe vi meu rabo saltando (tadinho), sendo colocado numa pá de lixo. Chorei tanto. Imagine minha situação. Uma lagartixa sem seu rabo é o mesmo que uma mulher sem espelho. Se uma mulher com espelho fica horas experimentando a roupa melhor pra sair, imagine sem espelho.
Mesma coisa se sente uma lagartixa sem rabo. Até o rabo crescer e ficar normal...affffff
_Entendo...

Outro dia estava eu,  linda,  escalando a parede, me sentindo uma verdadeira alpinista para observar o mundo de cima. Quando atingi uma certa altura fiquei olhando para o canto do aposento e notei na porta do armário um Tixo, à distância parecia com os olhos fixos em mim. Me senti atraída. (Só não entendi porque na porta do armário do quarto tinha aquela parede). Embora o Tixo não mandasse sinais, não emitia qualquer tipo de som, mas eu gostei do jeito dele. Os movimentos que eu fazia do lado de cá, ele ao mesmo tempo fazia do lado de lá. Entendi como uns toques. Fiquei tão leve, distraída (parecia que era o amor manisfestando em mim),Caí. essa queda me custou caro. Bati com o rabo no chão e ficou assim, torcido. Não contente, sentindo algumas dores resolvi escalar o armário onde estava o Tixo. Esperando obter resposta
com aquela aproximação. No momento que alcancei o ponto onde ele estava. Quase caí de novo. Era um espelho. Aquele que pensei ter visto a distância do outro lado. Era minha imagem refletida no espelho. Diante da situação percebi o quanto meu rabo está torcido...Fiquei arrasada.

_Sasha, não fique assim. Sempre haverá alguém que a ame do jeito que você é. Se você perder esse rabo torcido. Outro nascerá. Muitas lagartixas perderão o rabo. Mas outros rabos nascerão.
_Obrigada Roberval...já vi que você entende de rabo. Muito reconfortante as suas palavras...
_Podíamos escalar a parede e jantar juntos...de repente uma mariposa...
_Você é um verdadeiro LagarTixo geconídeos...obrigada!
Alberto SL
Enviado por Alberto SL em 07/07/2013
Reeditado em 06/11/2013
Código do texto: T4376476
Classificação de conteúdo: seguro