A foto é do Curral de pedras. Estive ontem no  Parque Nacional da Serra da Canastra.


A história aconteceu quando Jesus e os apóstolos andavam pelo mundo.  Pedro naquele tempo ia junto só por falta do que fazer. Vivia a reclamar, dando palpites de como faria as coisas de um jeito menos trabalhoso. Jesus muito paciente o escutava sem discutir.


Um dia, estavam a caminho de uma cidade quando encontraram uma mulher a lavar roupa num poço. Cercada de filhos e muito trabalho, a pobre não tinha tempo para nada. Jesus parou e perguntou:

–Como tem passado minha filha?

A mulher cansada debaixo do sol quente, nervosa com o choro das crianças foi logo dizendo:

—Tá tudo como o diabo gosta! Vivo sofrendo nessa vida maldita. Não tenho um pingo de sossego e ainda vem gente desocupada a me incomodar?

Disse Jesus:

—Que assim seja para todo o sempre!

Continuaram a caminhada e mais a frente encontraram uma árvore frondosa onde havia um balanço. Nele, uma mulher toda enfeitada cantava feliz da vida.

Jesus novamente parou e perguntou:

—Como tem passado minha filha?

A mulher muito sorridente respondeu enquanto se embalava ao sabor do vento:

—A vida está muito boa, meu bom homem. Graças a Deus!

Disse Jesus:

—Que assim seja para todo o sempre!

Ao ouvir isso, Pedro que já estava indignado, disse:

— Mil perdões, Mestre. Mas não posso aguentar calado vendo tanta injustiça!  A mulher que trabalhava pesado cuidava da filharada, o senhor amaldiçoou. A moça que está por conta do à toa, no bem bom, sem fazer nada, o Mestre abençoa?

— Pedro, Pedro respondeu Jesus: eu disse a mesma coisa a ambas as mulheres. Independente do trabalho que realizavam. Cada uma escolheu suas palavras e modo de agir. A primeira renegou a Deus e preferiu falar do diabo, a segunda louvou ao Pai e foi abençoada por isso.

Pedro olhou Jesus ainda não totalmente convencido. seguiram viagem.

Andaram, andaram, até que sentiram fome. Jesus ordenou a cada um dos apóstolos pegarem uma pedra num riacho ao pé de uma serra.  Pedro, por preguiça, escolheu uma pedra bem miudinha. Jesus e os outros escolheream grande pedras e começaram a subir o morro.

Lá bem no alto mandou que todos colocassem as pedras no chão e se preparassem para a refeição. Olhou para o céu, fez uma oração e todas as pedras se transformaram em saborosos pães.

Aqueles que haviam catado pedras grandes se fartaram de pão, no entanto, o pão de Pedro era tão pequeno e de uma mordida só ele comeu tudo. Aí ele ficou envergonhado, entendeu o castigo, mas não se corrigiu.

Anoitecia e viajavam há muitos dias sem descanso. Passando por outro rio Jesus mandou que cada um recolhesse uma pedrinha. Os apóstolos apanharam pedregulhos e Pedro pensando que ia ser de novo aquela história do pão, procurou uma pedra enorme, de tão grande ele custou a subir o morro com ela nas costas, mas, estava muito feliz pensando no tamanho do pão que teria para o jantar. 

Todos colocaram as pedras novamente no chão e esperaram que Jesus as abençoasse.

Jesus levantou-se, orou ao Pai e as pedras se transformaram em camas, pois, já era noite e todos queriam dormir.  A cama de Pedro ficou tão grande e tão alta que ele passou a noite inteira pelejando e não conseguiu alcançá-la, acabando por dormir no chão frio.

(História que minha Avó Benvinda contava)

         

Passarinho descansando o pezinho numa pedra perto da nascento do Rio São Francisco. (Foto minha)

Esse texto faz parte do Exercício criativo. Lia os outros autores e seus textos sobre o mesmo tema: "Poesia para uma pedra". Acesse:



http://encantodasletras.50webs.com/poesiaparaumapedra.htm
Maria Mineira
Enviado por Maria Mineira em 22/07/2013
Reeditado em 22/07/2013
Código do texto: T4398687
Classificação de conteúdo: seguro