SÃO JOÃO NO INTERIOR

A FESTA COMEÇAVA COM A PRIMEIRA CHUVA, BEM ANTES DE CHEGAR JUNHO. DEPOIS DA TERRA MOLHADA, COMEÇAVA A PLANTAÇÃO. MEU PAI SEMPRE DIZIA QUE PLANTANDO NO DIA DE SÃO JOSÉ -19 DE MARÇO- TÍNHAMOS MILHO NA FOGUEIRA DE SÃO JOÃO!

NA COLHEITA DA PRIMEIRA ESPIGA DE MILHO, QUANDO CHEGAVA JUNHO, ERA QUASE UM DELITO. ÍAMOS CADA DIA MAIS ANSIOSOS VER SE JÁ TINHA MILHO “MOLINHO” E ABRÍAMOS, ÀS ESCONDIDAS, ALGUMAS ESPIGAS AINDA NO PÉ.

VÉSPERA DE SÃO JOÃO JUNTÁVAMOS A FAMÍLIA, A VIZINHANÇA, FAZÍAMOS UMA FOGUEIRA, MILHO, CANJICA, MUGUNZÁ E MUITA ANIMAÇÃO!

NO CÉU A LUA BRILHANDO, NO CHÃO A FOGUEIRA QUEIMANDO E A CRIANÇADA A BRINCAR PELO TERREIRO. BRINCADEIRAS DE RODA, CHICOTINHO QUEIMADO E CURRI-CURRI, PARA VER QUEM ADIVINHAVA O NÚMEROS DE GRÃOS DE MILHO ASSADO DEBULHADO E ESCONDIDO NA MÃO.

ERAM POUCOS OS TRAQUES, AS CHUVINHAS E AS BOMBAS E AOS POUCOS PROCURÁVAMOS OUTRAS ALTERNATIVAS DE DIVERSÃO. ACABÁVAMOS COM O ESTOQUE DE “BOMBRIL” NA DISPENSA E LEVÁVAMOS UMA BOA BRONCA DE “DONA MÃE” QUE NÃO GOSTAVA NADA DESSA BRINCADEIRA!

-VÃO ACABAR COM TUDO! VÃO SE QUEIMAR MENINA! CREI'M DEUS PAI!

BAIXADA A LABAREDA, PULÁVAMOS FOGUEIRA, FICÁVAMOS “CUMPADES E CUMADES” CADA UM DE UM LADO DA FOGUEIRA, DADAS AS MÃOS E TROCANDO DE LADO À CADA EXALTAÇÃO:

- SÃO JOÃO DORMIU!

- SÃO PEDRO ACORDOU!

- VAMOS SER COMPADRES!

-QUE SÃO JOÃO MANDOU!

QUANTOS COMPADRES E COMADRES DAQUELES TEMPOS QUE NÃO VOLTAM MAIS...

QUANDO A FOGUEIRA ESTAVA SE INDO E SÓ RESTAVA A BRASA ERA A HORA DO GRANDE DESAFIO: CAMINHAR SOBRE AS BRASAS DA FOGUEIRA DE PÉS DESCALÇOS!

AS BRASAS ERAM ESPALHADAS E ABANADAS E O PRIMEIRO CORAJOSO CAMINHAVA SOBRE AS BRASAS ENTRE GRITOS DE INCREDULIDADE E DE “VIVA SÃO JOÃO!”. POUCO A POUCO OUTROS CORAJOSOS SE ATREVIAM ATÉ QUE FINDAVA A NOITE E OS AMIGOS SE DESPEDIAM, NAMORADOS PROMETIAM SE REENCONTRAR. AINDA QUE FOSSE NO PRÓXIMO SÃO JOÃO!

AO AMANHECER AS CINZAS DA FOGUEIRA ESTAVAM NO TERREIRO E A ALEGRIA DA NOITE ANTERIOR NOS INUNDAVA DE ALEGRIA E GRATIDÃO. ERA INVERNO, ERA TEMPO DE FARTURA E BONANÇA! E ISSO, ATÉ AS CRIANÇAS ENTENDIAM.

(Junho de 2013)