MARIA MARIANA BRISA ÍRIS DOROTEIA

Maria Mariana Brisa Íris Doroteia sempre se perguntou por que lhe teriam dado esse nome. Seria, talvez, mais um capricho arranjado a ela pelo destino e aceitou. Nunca interrogou ninguém sobre os motivos pelos quais assim a nomearam. Guardou para si a curiosidade.

Foi tocando a vida, imaginando que o próprio nome tivesse algo a ver com sua essência e com seu desejo de viver bem, de alegrar-se com pequenas coisas e sempre pensava que tudo fosse consequência da lei de causa e efeito.

Viveu a garota um tempo sem fim, porque criança não percebe o passar das horas e dos dias. Aliás, criança sequer olha o relógio.

Os dias correram, para ela, entretanto, não corriam, iam vagarosamente levando, no mesmo passo, as duas, ela e a felicidade, que era companheira constante e amiga inseparável. Não percebia que, quando se é criança e feliz, tempo passa com vagar.

Nessa falta de pressa, cuidou de brincar, de olhar os caminhos das formigas, de relaxar à sombra das árvores, ouvir músicas e cantar. Amou pura e inocentemente.

Quando menos esperava, a alegria deu sinais de que partiria e Maria Mariana Brisa Íris Doroteia, em sua essência, não compreendeu os motivos da racionalidade que não desejava a ela o mesmo que ela desejava para si e para os outros. Seria o mal um engano de conhecimento e o bem estaria longe dos princípios universais?

Percebeu que não tinha forças para segurar o tempo, tampouco para apagar o caminho de ir. Restavam-lhe apenas os rastros da chegada até ali e sabia que, certamente, o vento os apagaria, cobrindo-os com a poeira do tempo.

Não haveria mesmo como interferir. Entregou-se a mais esse capricho arranjado pelo destino.

Questionava-se, como sempre o fez, todavia não sabia a quem responsabilizar, pois as ações pareciam ser todas necessárias e sem lugar para culpabilidades.

Então, aprendeu a conviver com suas dúvidas e a ninguém responsabilizaria. Ponto.

Assim, mesmo sem se afastar de sua essência, trilhou caminhos diferentes, aqueles que lhe mudaram a trajetória, todavia nunca soube o porquê de Maria Mariana Brisa Íris Doroteia.

20.10.13

19:20

Dalva Molina Mansano
Enviado por Dalva Molina Mansano em 20/10/2013
Reeditado em 02/04/2022
Código do texto: T4534158
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.