2033

Embora tenha ocorrido em uma das épocas mais absurdas da nossa sociedade, o estopim que culminou na terceira guerra mundial foi um tanto quanto inusitado. Tudo começou com uma brincadeira envolvendo charadas e girafas. Os perdedores do desafio alegavam terem sido injustiçados por um erro de interpretação, afirmando que existia mais de uma resposta correta. Os que haviam respondido corretamente se defendiam com fervor, ajudados por alguns perdedores que já estavam cansados de exibir socialmente a marca da sua derrota, e cansados de ter seu intelecto pré-julgado (e subjugado) por todos. Enfim, muitos perdedores do mundo inteiro resolveram viajar e reivindicar diretamente com quem abriu a caixa de pandora virtual: um vlogger neozelandês. Ao saber da mobilização, a Nova Zelândia fechou seus portos e aeroportos para proteger seu povo da ameaça, ao mesmo tempo em que a rede social que popularizou a brincadeira foi tirada do ar. Esse foi o golpe de misericórdia, que afetou até mesmo quem não estava envolvido, como mães e avós que tiveram que se afastar dos seus jogos, e jovens que ficaram catatônicos por não poder mais avisar a todos o que estavam fazendo - por exemplo, usar o banheiro. Uma semana depois, metade da população mundial reaprendeu a comunicação vocal e aos poucos voltou a ter domínio sobre os seus poucos músculos. Os governos, a maioria da América, financiaram armas, equipamento e treinamento militar para que fosse devolvida a paz anestésica do povo. Entre os que não lutaram, Foi alarmante o índice de consumo de drogas e suicídio, chegando a 48% entre os jovens de 12 a 30 anos. Quando perguntados pelo motivo, as respostas eram sempre parecidas: "se eu não fizer isso, vou fazer o quê?". A Nova Zelândia sucumbiu em 19 dias, 26 meses após o lançamento do fatídico vídeo do desafio. Quando a guerra acabou, pairou sobre todos a mesma dúvida: e agora? Devido à sensação de inutilidade, tempo perdido e arrependimento, o índice de consumo de drogas e suicídio, que já era muito alto entre quem não lutou, aumentou também entre os soldados, chegando a impressionantes 64%. Ao todo, a população mundial, que contava com 7,3bi antes da guerra, reduziu para em média 4,1bi. Curiosamente, dois anos depois, o índice de satisfação geral aumentou no mundo em torno de 35%. E aqui estamos, vinte anos após o início disso tudo, vendo a geração anterior sorrir com ternura para os seus filhos, enquanto diz: FOI UMA BOA LUTA.