Fé , eleição e farra.

Ele passeava contente pela rua, tinha amigos , tinha agruras, tinha seus traços.

Rosto de moço emancipado, bíblia debaixo do braço, acima de qualquer suspeita ,seguia.

Seu nome era Penna. Sua igreja ... pouco lhe importava, tinha objetivos.

Um protestante á moda, iria candidatar á vereador , prefeito, e quem sabe um dia seria presidente da república. Sempre se gabava: com minha astúcia, popularidade e religião, sou o homem perfeito.

O salvador da pátria.

Sua malandragem marota de quem tinha 5 filhos e não tinha como sustentar. Talvez, não corria atras. Mas no fundo , ás vezes, nem tão fundo, assim dizia: ___ Trabalhar ? eu , sei não , talvez eu venha á ser prefeito, tenho á igreja ao meu lado, á malandragem também.

___ Ora, seu Zé , político esperto joga dos dois lados. Dizia Penna.

___ Cuidado homem, não brinque com Deus.

___ pois , homem, até o Pastor está de acordo comigo. Retrucou.

___ Hoje em dia, se agente não for esperto, não se ganha á vida. Ainda por cima , deixa um ateu ou, um comunista, querendo transferir renda, fazendo discurso de pobre.

Deus me livre , seu zé.

___ homem, homem , essa cidade é pequena, mas nem todo mundo é burro.

tome cuidado homem.

E assim foi, seu zé , cansado de avisar o amigo.

NA IGREJA

__Irmãos, levanta o Pastor. __Todos sabem que nós, não nos metemos em política. __Esse meio pobre , infame, não nos interessa. __ Porém peço a compreensão de todos vocês. __ E correto deixar o poder de nossa cidade, nas mãos dos mesmos que aí estão?

__E correto , corrermos riscos! . __Inclusive, o risco, de ver fechada nossa igreja, devido um decreto qualquer. Os fieis se contorciam, e , em meio palavras comuns á uma igreja , se ouvia certa hostilidade da boca de certos fieis: __vamos acabar com o mundo! . __eles não sabem do nosso poder, afinal nós temos Deus. __ Eles não, imundos!.

Penna , á convite do pastor, sobe ao púbico, e de lá, manda um recado: __ Amados irmãos, compartilho de vossa dor, lanço minha candidatura á prefeito dessa cidade, com o apoio de toda á igreja. __ Deus está connosco, não com eles.

ELEIÇÕES:

A tensão logo aflora. Penna é todo um furor de tensão, urna á urna, os votos são apurados. O candidato oposto é um fiel também, mas para surpresa de todos, inclusive de Penna , é um fiel da igreja ao lado. Seu Zé. Católico. Reza todos os dias. Vai á igreja também. E muito querido.

Nas previas, na campanha, seu Zé apoiava Penna. Entrou nas eleições com o propósito de ser o laranja, aquele que iria disputar para não ganhar, dando margem aos planos de Penna, e aos votos também.

Mas faltando poucos dias mudou de ideia. Viu que poderia ganhar, sem apelar para religião.

Foi ferrenho, menos maroto, sem aquele ar de malandragem. Na verdade uma ar caipira. Conquistou o eleitorado.

Bateu de frente com Penna, ganhou, com pouco mais de 50 votos de frente.

A cidade foi uma festa só, ninguém parava.

ACERTO DE CONTAS

Penna, numa súbita ira, foi Ter com Zé. __ seu crápula , não entendes o que quer dizer laranja.

__ entendo Penna , mas ... o pessoal, tinha medo do que poderia ser sua administração, ao fim, me procuraram, acabei aceitando.

__ Mesmo assim; você me traiu, merece á morte. E tudo de ruim é muito pouco pra você.

__ Somos cristãos, Penna, calma ! .

__ Cristão, o raio que o parta, entrei nessa foi pra ganhar.

__ Então vai ..., lembra-se do que me disse, outro dia , Penna,

__ lembra-se? , então, não lembra que me disse: "Hoje em dia, se agente não for esperto, não se ganha á vida."

__se quiseres levar por esse caminho, fui, eu o mais esperto.

Hugo Neto
Enviado por Hugo Neto em 20/04/2007
Código do texto: T456540