As últimas lágrimas

Miguel pega o elevador chorando.Ele se dirige ao topo do prédio.Ao chegar lá, enquanto chora olha para o céu estrelado, se apoiando nas bordas do prédio.Ao olhar para baixo, seu choro se intensifica.Ele sobe na borda e senta.

Ele olha para cima novamente, e fecha os olhos.Seu choro vai diminuindo.Ele respira fundo e bem devagar, começa a deslocar seu corpo para frente, procurando o suicídio.Antes de conseguir alcançar o ângulo suficiente para que seu corpo pudesse cair, ele escuta uma voz.

- Espere!

Ele detém seu movimento, porém não olha para trás.

- Não chegue perto! – diz ele.

- Está bem.Eu apenas vou subir aqui na borda, longe de você. – diz uma voz feminina, que faz o que disse.

-Saia daqui!Eu quero ficar sozinho!

-Então alugue essa parte do prédio.Mas se você não fizer isso, não pode dizer aos outros que não podem ficar aqui.

-Por que você não vai embora!Que merda! – diz Miguel com bastante raiva.

-Você vai se suicidar?Espero que sim.Eu sempre quis ver um corpo batendo no chão dessa altura.

Ele se vira para ela, achando a resposta bastante estranha; depois vira o rosto em outra direção, bastante irritado.Enquanto mantém o rosto virado, o silêncio prevalece; então aos poucos, ele vai olhando em direção a ela, fazendo isso com o olhar periférico.Quando finalmente seu olhar a alcança, ela está olhando fixamente para ele.

-Então?Vai ou não vai? – ela ironiza.

Ele respira fundo, coloca as mãos no rosto e olha para o horizonte; possui problemas demais para se preocupar com ela.Quando Miguel começa a voltar a sua atenção para dentro de si mesmo, ela continua:

- Sabe, eu sempre achei os suicidas uma mistura estranha de covardia e coragem; covardia, porque o suicida desiste de enfrentar as batalhas da vida e se joga para a derrota; coragem, porque decide tirar a própria vida, ultrapassando as barreiras de um dos instintos mais primitivos dos seres vivos, a auto-preservação.É como se fogo e água convivessem no mesmo espaço por um curto período de tempo.

Miguel permanece em silêncio, porém reflete as palavras da mulher desconhecida.Ele sempre lutou durante a sua vida, perseguindo os seus sonhos, jurando a si mesmo que iria conseguir.Se tirasse a própria vida não conseguiria manter a promessa, afinal de contas não conseguiu realizar seus sonhos.

Enquanto reflete em silêncio, suas lágrimas voltam a rolar.

- Sonhos que não são realizados são difíceis de serem enterrados.Tão difícil quanto enterrar um ente querido.A diferença é que o sonho não realizado permanece dentro de você para sempre, e enquanto você não realizar outro objetivo que seja desejado o suficiente para lhe trazer uma felicidade tão grande quanto o outro sonho, as cinzas do sonho não realizado vão cobrir as paredes internas da sua mente, transformando você em uma pessoa triste e frustrada. – discursa ela.

As palavras da estranha novamente atingem Miguel; seu choro volta a se intensificar, e ele apoia seu rosto com o braço, enquanto as lágrimas escorrem e são levadas pelo vento.Ela volta a se silenciar, como que esperando o choro de Miguel diminuir.A dor aos poucos vai passando e ele abre os olhos novamente; olhando para o horizonte, pergunta:

-Quem é você?- pergunta com a voz embaçada.

-E isso importa? O que importa é que se não fosse por mim, você estaria dentro de uma ambulância com o crânio rachado.

-Isso ainda pode acontecer, principalmente se eu continuar conversando com você.

-Posso ti fazer uma pergunta?

-Tarde demais para tentar ser educada.

Ela dá um pequeno sorriso.

- Porque você quer se matar?

Miguel abaixa a cabeça, respira fundo e volta a olhar para o horizonte; fica um pouco pensativo e por fim responde:

-Eu esperava alcançar alguns sonhos que sempre tive, mas não consegui.

Eles ficam em silêncio por um tempo; ela parece refletir sobre o que ele disse, enquanto ele a observa.Seus cabelos são longos, cacheados e ruivos; sua roupa é totalmente branca, assim como seus sapatos.

-Todas as pessoas possuem um sonho – ele interrompe o silêncio – porém quando não o realizam, não pensam em parar de viver; simplesmente procuram outra coisa para fazer e vão vivendo desse jeito.Como se fossem grampos de cabelo sendo usados para abrir portas trancadas.

- Fazendo não aquilo que nasceram para fazer, que gostariam de fazer, mas sim algo que é suficiente para garantir sua existência. – completa ela.

-Exato... Eu não consigo ser assim.Se é para viver a vida inteira desse jeito, como uma pessoa frustrada, carregando as cinzas de um sonho falecido, talvez seja melhor morrer logo.

Ela olha para o horizonte.

- Talvez as pessoas tenham direito a ter mais de um sonho.Talvez haja mais de uma maneira para ser feliz na vida.Quantas pessoas que queriam ser jogadores de futebol acabaram fazendo outra coisa e ainda assim, conseguiram ser felizes?Quantas pessoas que queriam ser músicos, pintores, atores, acabaram tendo que encontrar outro caminho para se viver?

-Não acho que seja assim; ou você consegue ser aquilo que sempre sonhou, ou não será totalmente feliz.

-Sempre pensamos que tudo será como imaginamos.Mas quando a realidade bate forte, não são todos que conseguem aceitar o fato de que, aquilo que você quer que seja nem sempre será.Quando as pessoas sonham, geralmente não possuem muita ideia da dificuldade que terão para realizar o sonho; só começam a perceber isso quando de fato tentam.Não é porque você quer chegar ao final de um caminho que isso quer dizer que você conhece como é o caminho; a única maneira de saber como será o seu caminho é com o próprio caminhar.

- Isso não é verdade.Eu posso saber como será o meu caminho sem caminhar.Se você quer ser presidente da república, precisa vencer as eleições, para se candidatar você precisa fazer parte de um partido.

-E você acha que é só isso?

-Basicamente.

-Pois acaba de demonstrar a ingenuidade de um sonhador.Você acabou de descrever o caminho de pessoas que conseguiram ser presidentes.

Porém, os detalhes do caminho deles, você sabe? Os sacrifícios que tiveram que fazer? Os problemas que ocorreram? E o mais importante: lembre-se que sempre vão existir coisas que você não poderá controlar.Tudo isso torna o caminho de cada pessoa único, pois existem inúmeras possibilidades de acontecimentos e nunca todos os fatos da vida de uma pessoa serão exatamente iguais aos de outra pessoa.

Você quer morrer porque não atingiu os seus sonhos, mas eu lhe digo agora: existem outros caminhos esperando para serem trilhados por você.

Miguel mostra um pequeno sorriso.

-Eu agradeço sua tentativa de me animar.Mas você nem me conhece, e nem sabe por quanto tempo eu tentei; não sabe como eu sou e o que poderia fazer...Eu acho que entendi tudo errado.Eu pensei que as dificuldades que eu tive eram para me testar, pois só os mais resistentes conseguem chegar ao fim do caminho.Mas foram tantas dificuldades, que talvez eu tenha me enganado; talvez as dificuldades tenham sido um aviso para eu não continuar, pois aquele era o caminho errado.

-Um aviso de quem?

-Da minha própria natureza, quem sabe.Quando você é de um jeito, mas tenta ser de outro, a sua falta de sucesso pode ser um sinal de que você está trilhando o caminho errado.

-Então você está admitindo que talvez o sonho que você sempre teve, não precise ser necessariamente o único caminho que você pode percorrer para ser feliz.

Ela olha nos olhos dele; o olhar dele demonstra uma pessoa desarmada, pega de surpresa, que acaba de descobrir algo que nunca tinha imaginado.Ela então levanta as sobrancelhas e sorri.

-Percebe? – ela diz.

Ele vira o rosto e volta para dentro de si; seu olhar fica vazio, olhando para o nada.

Miguel coloca uma mão na cabeça.

-Você pode até estar certa, mas isso...não me faz mais feliz.

- A ideia da verdade é afirmar algo que está de acordo com a realidade, e não necessariamente trazer felicidade.Essa não é a função da verdade.

-Mas eu queria tanto que...

-Lembre-se que ficar lamentado um sonho não realizado é um tormento constante.O que você precisa fazer é achar outro objetivo na sua vida e concentrar-se totalmente na realização dele.Existem vários caminhos na vida; agora que sabe disso, cabe a você descobrir um para você.Você tentou um e não conseguiu; mas isso não é o fim de tudo.O aprendizado que você obteve transformará você em uma pessoa mais forte.

Miguel olha para ela e sorri.

-Quando vim pra cá, pensava que iria verter as ultimas lágrimas da minha vida.

Ela se levanta e desce a borda do prédio onde estava sentada; caminha lentamente em direção a ele.Ao chegar perto, ela estende a mão.Ele olha para os olhos dela, olha para a mão dela e depois olha lá para baixo; abaixa a cabeça e olha novamente para a mão dela. O seu olhar está indeciso entre a mão e o abismo.

Então ela diz:

-Estas não serão as últimas lágrimas que você vai verter na vida, ainda haverá muitas outras; mas garanto a você, que também haverá vários sorrisos e uma felicidade cuja fonte será um sonho realizado.

Os olhos dele se enchem de lágrimas.E lentamente, agarra a mão dela.Ele desce e eles se abraçam chorando.

Ela o acompanha até a porta que leva ao interior do prédio; abre a porta, e Miguel começa a descer as escadas, porém ela não vai com ele, fica parada observando-o descer.

-Só mais uma coisa – diz ele – Você não me disse o seu nome.

-O meu nome é Esperança.

Glal
Enviado por Glal em 26/01/2014
Código do texto: T4666101
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.