ISSO É QUE É NORMAL!

Dois amigos andavam em uma calçada em direção a um posto de gasolina. Cada um tinha um destino, o posto era o ponto máximo em comum. E iam conversando e sofrendo a influência do meio por onde passavam.

De repente, "DOIDO PÁ CARAIO, DOIDO PÁ CARAIO, DOIDO PÁ CARAIO". O volume alto do funk que saia de dentro de um automóvel o perturbaram. A ponto de um deles se ensurdecer por alguns instantes e quase o outro ter que levá-lo para aumentar seu sofrimento na fila de um posto de saúde e gerar gasto para o Governo com o atendimento precário. Mas como a natureza consegue fazer as pessoas se defenderem do ambiente inóspito protegendo a audição quanto a ataques sonoros surpresos de pouca duração, já que o carro estava em movimento, não me pergunte a razão dessa providência acontecer porque eu não sei, talvez seja pela mesma razão que na maioria das vezes não caímos em um buraco quando estamos distraídos, nenhum dos dois destinos teve que ser alterado. Mas com relação à indignação a natureza não tem proteção e é exatamente ela que vai entrar em ação e modificar o humor dos que se indignam com esse fato. E o que se indignou disse ao acompanhante:

– É uma puta veia mesmo! Os caras sabem que perturbam, a Lei prevê que isso é infração, o guarda, ali ó, tá vendo e não toma providência alguma! Ele sabe que sons propagados acima de 90 decibéis incomodam e são ilegais, podem trazer problemas para a saúde pública e mesmo assim deixa rolar solta a atitude desses vândalos atrás desses carros que no mínimo são roubados ou comprados com dinheiro sujo, até isso ele deveria apurar! "E foda-se para quem tentar reprimir meu descontentamento com o discursinho do 'argumento preconceituoso'". Isso ele só pensou.

– Calma, você está nervoso, todo mundo faz isso de dirigir com esse som maneiro nessa altura. Isso é normal!

Ao ser contrariado sob a alcunha de ser consolado, o primeiro interlocutor ofereceu a tréplica.

– Normal? Chama isso de normal? As pessoas se indignarem é normal? As pessoas terem problemas de audição sem se expor espontaneamente é normal?

– Mas não dá para o policial dizer que o som saiu do carro em volume maior ou igual a esses 90 decibéis que você falou, precisa de decibelímetro e a polícia não é bem equipada!

Para justificar erros e omitir a inércia dos mantenedores da ordem, todo mundo está muito bem informado. Pensou o reclamador antes de fazer seu próximo comentário.

– Isso é o que eles falam para a gente falar, para a gente propagar e se conformar! Fazem as leis para a gente pensar que preocupam com o problema, na prática sabem que vândalos e bandidos têm mais poder do que eles e vão burlar, aí preparam antes o subsidio para a insuficiência deles. É que nem "Nunca devemos reagir a assaltos" para livrar a cara deles de ter que lidar com homicídios que obrigam reação das autoridades, investigação e, por fim, providência.

Um nó na garganta, o ouvinte da queixa deixou de argumentar para parar a conversa. E nisso passam pelos dois, em mão contrária, outra dupla de rapazes fumando um baseado. A maresia foi parar dentro das narinas dos dois companheiros que seguem juntos até o posto de gasolina. Um deles dá uma respirada funda, olha para trás e quando volta o rosto dá de cara com os olhos censores e furiosos do reclamante do primeiro abuso.

– E agora, o que me diz? Fumar maconha em público que eu saiba é contravenção! Cadê a ordem, esses caras fazem isso porque não tem ordem!

– Péraí de novo, mano, outra coisa que é normal. Todo maconheiro faz, dá nada não!

– É normal, então por que é proibido e os agentes da Lei têm que tomar providência? É normal quem não gosta do cheiro ter que cheirar essa merda? É normal quem passa mal com o cheiro ter que passar mal? É normal quem se indigna com alguém fazendo livremente o que deveria ser combatido ter que se encher de úlcera por causa da indignação? Se ele quiser então roubar um banco, que é contravenção do mesmo jeito, ele vai ter esse direito preservado? Você diz isso porque gosta também dessa merda e olha só para o próprio umbigo!

– E olhar para o próprio umbigo não é normal? Todo o mundo não faz isso? Esperava ele cessar a discussão com essa fala.

– Sim, todo mundo faz. Mas, cadê o ideal? Não são vocês maconheiros que viajam muito no tal do paz, amor e harmonia? Não são vocês que bancam os protetores da natureza, o solidário, o altruísta, que pregam que a vida seria mais bela se todo mundo fosse respeitado, que acha que é desrespeitado pela sociedade e cobra isso em marchas e tudo mais? Meio incoerente, não? Você vê ou ouve essas coisas em campanhas antidrogas do Governo, de ONGs, sociedades cristãs ou do caralho a quatro por aí?

Terminada a chuva de contestação, o politicamente, melhor dizendo, impoliticamente correto ouviu seu colega lamentar.

– Ai! Detesto ouvir verdades! O Governo seria muito mais eficiente no combate às drogas se argumentasse dessa forma!

Ao que respondeu:

– Não se preocupe, não gostar de ouvir verdades e o Governo ser ineficiente: Isso é que é normal!