Festa dos 25 anos de Oxum (Deusa do amor e das cachoeiras)

Era uma tarde do dia 16 de julho de 2006, quando me preparei para ir ao Ilê Axê Adê Wura (Casa da Coroa de Ouro), casa esta que minha mãe Oxum me acolheu com todo o seu afeto e carinho. E fomos todos louvá-la neste dia tão especial.

Tudo correu maravilhosamente bem, arrumamos o barracão todo, limpamos, enfeitamos com rosas amarelas e rodas chás para homenagear esta Deusa do amor, da fertilidade, dona das cachoeiras, etc.

E não era uma festa como as outras, era também o dia de comemorar 25 anos de Santo do nosso Pai-se-santo Eduardo da Oxum. Logo, tudo precisaria estar perfeito para aquele Xirê, para aquela noite magistral.

Enfim, era chegada a hora de começar a festa.

Todos os filhos de santo se arrumaram, as mulheres se enfeitaram com as mais lindas baianas, e formamos a fila para entrarmos no barracão dançando. Era hora de começar a louvação a todos os santos, a hora de começar o xirê, as cantigas.

Os atabaques ferviam, todos estavam muito animados, até que chegou a tão esperada hora de começarmos a chamar nossa Mãe Oxum para apresentar-se diante de nós.

Depois de cantadas várias louvações e cantigas, nossa querida e amada Mãe se apresentou, e foi mágico, pois todos os filhos de santo que estavam na sala também incorporavam com seus respectivos santos em respeito a nossa Deusa maior.

E as cantigas continuavam, todos dançavam super animados, os santos que lá estavam, também dançaram, foi uma festa de arrepiar, assim contaram os Ogans e as Ekedis, pois também não tenho como contar com muitos detalhes, pois também estava em transe.

Depois que a nossa Mãe amada chegou, levaram-a para dentro para vestí-la com a roupa mais linda que ela havia ganhado de um filho da casa.

Então, as Ekedis desviraram os santos que lá estavam para que quando nossa Mãe estivesse pronta, todos pudessem admirá-la.

E não deu outra. Quando Oxum voltou, soltaram fogos, ela estava linda, exuberante, toda de dourado, com pulseiras douradas, os filhos de santo estavam sentados no barracão para recebê-la com todo o carinho, respeito e homenagens que ela merecia ganhar.

Então, nossa Mãe querida dançou a noite toda, até muito tarde, e depois todas as pessoas que tinham vontade foram ao seu encontro para abraçá-la e fazer os mais variados pedidos, inclusive os filhos de santo também assim o fizeram.

ORA IEIEU!!!! OXUM!!!