Sonhos e medos

Levanto-me, confiro o relógio são 03h00min da madrugada de domingo, de pijama mesmo saio do meu quarto, pego a chave, abro a porta e saio, a rua está deserta, não encontro ninguém, há silêncio em todas as casas, provavelmente estão todos dormindo, único ruído que há é dos meus pés pisando o chão, entro em uma rua, sem medo, dobro em uma esquina, vou andando. E de repente sinto um calafrio, com medo, acelero as pisadas, ouço gritos estranhos, meu coração acelera, tenho medo, paro e decido entrar na primeira casa da esquina (não a conheço), mas decido entrar, pois é o único lugar que está aberto. Quando dentro, vi uma escuridão total, tremi mais ainda, algo me dizia que não era para eu ter entrado, mas já era tarde demais para voltar atrás, a porta fechou-se, uma luz no meio da sala acendeu, vi uma cadeira, não sabia o que estava acontecendo, percebi que alguém estava se aproximando. Era uma pessoa coberta dos pés a cabeça de preto, não dava para ver quem era, puxou-me e obrigou que eu sentasse na cadeira, amarrou as minhas mãos e os meus pés.

Eu tinha perdido a noção do tempo, aparecem seres indefinidos, não sei se era homem ou monstro, apenas estava na minha frente, eu impossibilitado de fugir, não sabia o quê fazer, fechei os olhos como sempre fazia quando tinha medo, assustei-me quando um deles disse:

- Não feche os olhos humano, sua tortura pode ser bem pior de olhos fechados.

Imediatamente abri os olhos, eles começaram a mostrar fotos de toda a minha infância, adolescência, apavorei-me quando eles mostraram a mim (que ainda era um adolescente) minhas fotos na idade adulta e velhice. Vi que estava bem pior em relação a minha situação atual, estava debilitado, fraco, sozinho e morrendo, vi que como adulto não tinha conseguido cumprir os meus objetivos, os meus sonhos não se realizaram e era infeliz no que fazia, angustiei-me não queria isso para minha vida, eu não sabia mais o quê fazer. Perguntei àqueles seres, por que eles estavam mostrando-me aquilo?

-Esse é o seu futuro, baseado no seu agora, nós somos os seus medos, seus preconceitos, seus pesadelos, fomos construídos pela sua mente, você está sempre reclamando do seu presente, então criamos um futuro pior, você nunca está conformado com as coisas, não luta pelos seus objetivos, sempre está inerte e apático à sua realidade, cada dia mais tem se tornado um fracassado. Vamos situar a você o que você tem feito para ser esse fracasso: Tem deixado às pessoas negativas te desanimarem, elas te criticam e julgam pela aparência, você acaba incorporando essas influências, e tudo que você faz acha que vai dar errado, não acredita em seu potencial, está deixando essas mesmas pessoas te tratarem como objeto, muitas pessoas que dizem ser suas amigas, aproximam-se de ti por interesses, vou dar um exemplo: sabe aquela garota que te convidou para o aniversário, e você foi tão contente pensando que ela gostava de você, engano seu, ela queria a sua ajuda na prova de algébrica, lembra depois que um dia encontrou ela na praça e ela não falou contigo, e você pensou que ela não tinha visto, engano seu, ela fingiu não te ver, ela te odeia, acha-te chato e desinteressante.

Eu sem saber o quê responder, entristeci-me profundamente, pois tudo que aqueles seres diziam em coro era verdade, eu perguntei, por que eles estavam me dizendo aquilo tudo, eles responderam:

-Você está se autodestruindo, nós que somos seus medos não podemos responder às suas perguntas, só estamos relatando o que acontece e o que acontecerá, infeliz!

Eu sem perspectiva de esperança temo o presente e o futuro, sinto a vontade de não mais existir, mas de repente aparecem seres de capas azuis com flores e rosas espalhados pelos corpos, eu já tomado pelo medo, pergunto quem são vocês?

- Somos os seus sonhos, humano!

Você tem se tornado muito pessimista em relação à vida, nada faz sentido para você, nada lhe proporciona a felicidade, sente-se tão só e não sabe explicar o porquê, tem tanto medo em relação às dúvidas e por isso já está debilitado e em um futuro não longe, ficará mais doente e então morrerá, não aproveita a vida, nem o agora, a vida está batendo a sua porta e o quê você tem feito para ser feliz: nada, acha que não fará diferença se você viver ou não, estás enganado, a vida é muita coisa para ser desperdiçada, você só tem uma, não sabe se vai ter outra, ninguém nunca voltou do lado de lá para falar sem tem outra vida além dessa, você pode ser feliz se quiser, pelo contrário será sempre inconformado e infeliz com a vida que tem, amanhã já pode ser tarde demais e você não poderá voltar atrás, e aí vai ficar esperando a morte? Liberte-se, contemple o agora, viva a vida de forma intensa e única, abra os olhos, sinta a natureza, aproveite as sensações, sinta suas emoções, guarde suas lembranças, ame a si mesmo, aceite do jeito que tu és, aproveite cada segundo como se fosse o último de sua existência, a cada nascer do dia, VIVA!

Ual! Foi o que eu disse a esse choque de sensações, mas os seres dos medos disseram-me.

- Esse não tem jeito, é um perdido, um fracassado, nunca vai mudar, será sempre o mesmo, não será feliz, nem se encontrará!

Mas, os seres do sonho afastaram os medos e eu tive lá no fundo a esperança, mas não quis acreditar que era possível, eles desataram os nós das cordas que me seguravam, soltaram-me, de repente, a luz apaga, há escuro, aqueles seres desaparecem e a cadeira já não mais existe, então eu corro, corro velozmente, corro em meio à madrugada, no silêncio da noite, corro sem temer, esperando chegar são e salvo em casa, eu não confiava nos meus sonhos, estava certo que os meus medos iriam vencer os meus sonhos, e eu não ia mudar, achava que a vida era um saco furado, sem sentido e nada que eu fizesse poderia mudar essa realidade, corri, corri já estava perto quando um carro desgovernado veio em minha direção e me atropelou, jogou-me ao chão, já não sabia mais de nada, mas no fundo queria ter uma chance de ter sido feliz, essa era minha última chance, já era tarde demais, morri. Isso é o fim.

Estou acordando, como pode, olhei o relógio: eram 06h e 15min da manhã, segunda-feira, oh sim! Eu estava vivo, que medo eu tive de ter morrido! Tudo foi apenas um pesadelo que me despertou para a realidade. Bom, eu tenho a chance de recomeçar e fazer diferente, ser feliz enquanto posso.

E você vai ficar aí esperando a morte?

Fernanda Fauber
Enviado por Fernanda Fauber em 24/06/2014
Código do texto: T4857438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.