Fertin a vida e os espelhos- I

Era o aniversário de Fertin.. 14 anos, tinha acabado de se mudar pra pequena cidade de Thertis. Com 14 anos de idade Fertin ainda não sabia muita coisa sobre o seu passado. Ela vivia com seu tio o senhor Gede que se mudava com freqüência. Gede era viúvo, tinha 65 anos. De poucas palavras.. Um tanto misterioso. Gede vendia e comprava livros. Mesmo sem ter o poder de decodificar uma letra se quer.. Sim, Gede nunca aprendera ler. Mesmo vivendo rodeado por páginas e capas encantadoras. Fertin não entendia muito o motivo das mudanças repentinas.. Mas gostava de viver com seu tio.. Apesar das dificuldades, ele cuidava bem dela e fazia de tudo pra não lhe faltar o mínimo necessário.

A casa não é tão grande, mas é mais aconchegante que a anterior e os papéis de parede do quarto não estão rasgados e amarelados como o outro.

- pra quem está escrevendo Fertin?

- pra mamãe, estou lhe contando da nova casa. - nós já conversamos sobre isso.

Sua mãe não pode ler suas cartas.

-Ela também não sabe ler como o senhor?

-Vem cá, senta aqui. Disse Gede apontando para a cadeira ao lado da escrivaninha onde costumava ficar sentado com a lupa reformando as capas dos livros velhos. Fertin levantou, mas não antes de fechar a carta e colocar dentro do envelope que ela mesmo fez.. Como todas as outras. Gede segurou sua mão, colocou a mecha de cabelo atrás da orelha lhe deu um beijo no rosto e a abraçou.

Amanhã vai ser o primeiro dia na sua nova escola. Tem um monte de garotinhas do seu tamanho lá, tenho certeza que vai fazer ótimas amizades. O que acha? Fertin sorrio e acenou positivamente com a cabeça.

Na manhã seguinte Gede acordou Fertin bem cedo, - o café está pronto senhorita. Fertin desceu as escadas, e respirou o cheiro de café com chocolate da cozinha.. Era incrível como não importava quantas vezes ela tinha que mudar de casa. A cozinha sempre teria o mesmo cheiro agradável. Ela amava o café de Gede. Já tem 14 anos, já pode ir só a escola, hoje vou leva lá. Já que ainda não conhece o caminho. Fertin, acha que pode fazer isso? Claro.