Fertin a vida e os espelhos- II

A casa não é tão grande, mas é mais aconchegante que a anterior e os papéis de parede do quarto não estão rasgados e amarelados como o outro.

- pra quem está escrevendo Fertin?

- pra mamãe, estou lhe contando da nova casa.

- nós já conversamos sobre isso.

Sua mãe não pode ler suas cartas.

-Ela também não sabe ler como o senhor?

-Vem cá, senta aqui. Disse Gede apontando para a cadeira ao lado da escrivaninha onde costumava ficar sentado com a lupa reformando as capas dos livros velhos. Fertin levantou, mas não antes de fechar a carta e colocar dentro do envelope que ela mesmo fez.. Como todas as outras. Gede segurou sua mão, colocou a mecha de cabelo atrás da orelha lhe deu um beijo no rosto e a abraçou.

Amanhã vai ser o primeiro dia na sua nova escola. Tem um monte de garotinhas do seu tamanho lá, tenho certeza que vai fazer ótimas amizades. O que acha?

Fertin sorriu e acenou positivamente com a cabeça.

Na manhã seguinte Gede acordou Fertin bem cedo, - o café está pronto senhorita. Fertin desceu as escadas, e respirou o cheiro de café com chocolate da cozinha.. Era incrível como não importava quantas vezes ela tinha que mudar de casa. A cozinha sempre teria o mesmo cheiro agradável. Ela amava o café de Gede. -Já tem 14 anos, já pode ir só a escola, hoje vou leva-la. Já que ainda não conhece o caminho. Fertin, acha que pode fazer isso? Claro.

A pequena casa onde Fertin morava com seu tio tinha um jardim a frente dividido ao meio por uma escada de 8 degraus que terminava na calçada. Quando estavam no penúltimo degrau a porta da casa da frente se abriu. Uma garota, aparentava ter a mesma idade de Fertin e estava arrumada pra escola. -Ei, ei.. Disse a garota da frente acenando com a mão Para Fertin.também esta indo para a escola? Sim, respondeu Gede, estamos indo a escola.

Acabaram de descer a escada

-O senhor? Mas a escola é só para crianças.

Gede e Fertin sorriram. Ele só vai me levar.

-Eu posso ir com você, afinal, nem é tão lonje.

-Como sabe que estudamos na mesma escola?

-Só tem uma escola para garotas do nosso tamanho por aqui. De onde vocês vinheram?

-Do Norte.

-Tchau tio Gede.

-Thau Fertin, Comporte-se

-Fertin, lindo nome.

Obrogado

E o seu?

Beatriz