Anacleto Xoxoto

Ele era um velhinho muito simpático e nada de apático. Era o rei por assim dizer daquele cantinho onde o sol descia lambendo os morros, os montes e as montanhas. Onde as ariranhas mordiam os peixinhos - (as safadinhas não pegavam as piranhas do rio - "mui espertinhas"! Uns lesos vermelhinhos de olhos esbugalhados onde das águas cachoeirais se via...

Num belo dia, ao raiar do lindo sol avermelhado com cara de laranja pera, nem te digo, ou melhor, digo sim, ô se digo. Um lindo dia nascendo, brotando como só a natureza sabe o desempenho no papel de parideira nata: O sol despontando, as águas dos rios e cachoeiras entre tantas quedas despencando de tanta beleza, os montes revelando a tal cabeleira verdinha com cheiro e gosto de limão caipira e o velhinho bem serelepe com o violão debaixo do braço pelancudinho, mas com performance de violeiro... e dos bons!

E lá ia o seu Anacleto sorridente com a boca "muchinha" e todo brejeiro cantar as raparigas com o seu canto na vendinha do seu Habibi (ele era árabe e comia quibe, pois não?). E lá se via o aglomerado daquela gente festeira, das meninas lindas com laços de fita nos cabelos trançados , a meninada em volta sorridente que só, e as velhinhas mais afoitas, assanhadinhas que nem passarinhas quando se banham na areia...

Num dado momento, eis que uma delas, a mais esperta, a dona Litinha, toda dengosa e manhosa (ela tinha uma quedinha pelo fanfarrão) pede ao seu Anacleto para cantar a música do Cauby Xoxoto (é que ela não tinha dente, então ao invés de Peixoto, saiu Xoxoto) Ela queria escutar a música da Conceição...

Pois muito bem, quem rejeitaria um pedido assim? Cantar o Cauby logo ali naquela terra onde ninguém era tão rico ou menos pobre poeticamente falando, já que viviam cantarolando fosse a mazela que fosse, ninguém tava nem aí. E foi a voz de seu Anacleto que deixou a Litinha nervosa, tadinha... Anacleto emproou o canto e se revelou o quanto podia de seu fôlego aguentar e lá foi...:

"Conceição

Eu me lembro muito bem

Vivia no morro a sonhar

Com coisas que o morro não tem"

Dona Litinha teve um ataque de epilepsia, se contorcia e babava feito uma a vaquinha malhada comendo capim, a pobre estranhou os modos de Anacleto que personificou o Cauby Xoxoto e já não queria parar mais de cantar, entoava agora a outra:

"Start spreading the news

I'm leaving today

I want to be a part of it

New york, New York"

Ninguém entendia nada, alguns pensaram que seu Anacleto estava recebendo algum espírito do mal ou do bem, vai saber. Quando deram conta, o Cauby do Anacleto Xoxoto estava até com um lenço rosa amarrado no pescoço.

E daquele fatídico dia em diante, só se ouvia falar no seu Anacleto Xoxoto.

Kathmandu
Enviado por Kathmandu em 25/11/2014
Reeditado em 25/11/2014
Código do texto: T5048307
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.