Miniconto- O caminho

Ele precisava de um milagre, não necessariamente para se livrar da dor e do possível sofrimento, e nem sequer por temer a morte, mas para continuar acreditando em milagres. Temos consciência de que somos mortais e que mais cedo ou mais tarde a velha senhora virá de visita e que salvo em raras exceções ela não negocia prazos., mas ter a morte anunciada, para uma determinada data, ou em termos gerais para os próximos dois, três ou quatro anos, mesmo que em termos práticos deveríamos nos sentir melhor, ninguém se sente bem. Parece melhor não saber de data ou de prazo nenhum. É melhor não pensar no assunto.

Ele não se julgava especialmente merecedor de um milagre, se recebesse esta graça seria por pura concessão. De verdade achava que se vivesse a experiência pessoal de um milagre, o resto todo ficaria para ele totalmente comprovado, seja o que vinha embaixo do guarda chuva da teologia tradicional, independente das religiões, como também tudo que aprendeu em seu curso sobre abordagem transdisciplinar.

Então meu amigo, vamos comigo até Goiás, são aproximadamente seiscentos e cinquenta quilômetros de conversa. Eu conheço o cerrado somente do alto, adoraria contemplar a paisagem pela estrada.

--- E esse médium é realmente bom mesmo, você o conheceu de onde?

Indagou-lhe Joe.

Conheço da web, e de uma espécie de documentário que assisti na tv, sobre a visita que a Opra Winfrey fez a ele tempos atrás, depois li alguns depoimentos, inclusive de um médico de Brasilia que se livrou de um cancer de prostata. Ah! Ouvi também que o Lula esteve com ele também.

Bom isso não é uma boa referência, resmungou Joe ironicamente.

---Você acredita realmente que este cara pode te curar?

-- Ele respondeu, de alguma forma sim, não sei se ele, ou o conjunto da obra, digo tudo que tenho feito até agora desde o momento em que fiquei sabendo os resultados dos exames.

Na verdade esta viagem seria para mim uma oportunidade de refletir sobre tudo que andei lendo e pensando nestes últimos tempos, uma espécie de caminhada, tipo Santiago da Compostela, ou do caminho da fé. Você não fez este caminho a pé?

Andei lendo muita filosofia, preciso harmonizar tudo isso, trazer esta situação para a minha esfera de afetividade, como diria aqueles que como eu ouviram falar do pensamento de Peter Sloterdijk. E quem é este Peter? Bom não sei se entendi muito bem o pensamento dele, mas fiquei meio desconfiado, olha podemos falar sobre isso; Acho que de Santa Rita, até cruzarmos o cerrado, será tempo suficiente para cobrir este e outros temas .

Riram juntos.

Joe era seu amigo de juventude, o qual reencontrara quase quarenta anos depois, e que como ele agora já estava fora do mundo corporativo e também se dedicava tempo as especulações literárias e filosóficas, por isso estava certo de que ele aceitaria o convite.

Bom! Finalmente Joe aceitou;

---Agora preciso só convencê-lo a ir com o meu carro ao invés do velho e lendário trailer dele, e ele sabia que isso era uma outra longa conversa.

Joe se deu por vencido, eles então arrumaram as malas e cairam na estrada.

--- Grande Joe, eu sabia que toparias e contemplando as margens floridas da Zequinha de Abreu, ele bradou:

Meu amigo! Não é Cordoba que é bonita, É o caminho para Cordoba que é bonito.(1)

Joe: O que você quer dizer com isso?

Ele: O milagre é estarmos aqui depois de tanto tempo vivos e juntos nesta estrada; Como Dennis Hooper e Peter Fonda no filme Easy Rider, Sem destino. Lembra que assistimos no velho Cine Mirela lá por 1969?

Bora para Abadiana Joe.

Bora! Bradou Joe.

Seis meses depois.

Caro Joe, escrevo para te contar que fiz uma biopsia de acompanhamento e adivinhe? Negativa.Negativa veio!

Bom! Você sabe, eu sou homem de beber água de muitos rios e acredito agora mais do que nunca que milagres acontecem a todo instante, no mundo real e espiritual, se é que podemos separar estes dois mundos; Por isso, just in case, quero dizer por se acaso, vou continuar o programa de observação ativa com meus médico. Estar nesta condição trouxe me a consciência, o sentido de urgência, é como trazer em si uma voz que alerta a todo instante para o aqui e agora; Aqui e agora, aqui e agora.

Joe respirou fundo e lembrando daquela viagem, pensou em vos alta para si mesmo: Não é Cordoba que é bonita, é o caminho para Cordoba que é bonito.

(1) Garcia Lorca