Pesadelo

De terno e bem arrumado Mike está em pé diante do altar de uma igreja. A igreja está vazia e ele insistentemente olha no relógio como se aguardasse alguém.

Mike tem certeza que espera a noiva, não fica preocupado pela ausência de convidados somente pelo atraso dela. Depois de algum tempo, a igreja ainda vazia, um sino toca e uma garota com um vestido de noiva de tecidos rasgados entra. A cada passo seu as batidas do sino aumentam e junto com elas Mike sente seu coração bater no mesmo ritmo. Ele fixa os olhos na sua noiva, sabe que é ela, sabe que ela veio para se entregar a ele. O véu impede Mike de ver a beleza dos seus olhos e, no entanto ele não olha pra outra direção.

A noiva anda em passos nupciais, mas algo estranho começa acontecer. A cada passo a igreja atrás de si começa a pegar fogo. Labaredas intensas destroem todas as imagens e estruturas da igreja, uma escuridão cinzenta surge como plano de fundo. Mike não nota nada disso. Quando a noiva chega próximo do altar toda a igreja já está em chamas e quando ela pára diante de Mike não resta mais nada, uma escuridão os cercam e ele a segura pelas mãos. Mike se aproxima e leva as mãos até o véu, ele quer olhar Cecília nos olhos, mas antes de levantar a noiva diz:

- Mike, você me aceita como sua legítima esposa?

Mike titubeia, aquela não é a voz de Cecília e ele começa a perceber por entre a escuridão os destroços da igreja, um cenário triste e caótico se materializa diante seus olhos e ele nota o vestido deteriorado da noiva. Ele quer gritar, chamar por sua verdadeira noiva que ele sabia ser Cecília, ela era quem tinha de estar ali. A voz não lhe chega à garganta, um desespero lhe invade o corpo agora paralisado. Ele tenta correr, gritar, se mover ao menos, mas está inerte, só seus olhos brilham com o fogo que retoma atrás da noiva. Ela ainda com o véu pergunta novamente:

- Mike, você me aceita como sua legítima esposa?

E ainda outra vez:

- Mike, você me aceita como sua legítima esposa?

Mike sente que o fogo chega aos seus pés, sabe que é tarde demais, tenta ainda gritar, dizer que não, que não é ela a sua garota, que não foi por ela que ele se apaixonou, que seu corpo está queimando, mas nenhuma palavra soa de sua boca trêmula e escancarada.

A noiva se aproxima para um beijo, levanta o véu aos poucos e o fogo chega até aos olhos de Mike. Quando ela termina de desvendar seu rosto ele reconhece Jessye e sente os lábios dela tocarem os seus já incendiados e enquanto o beijo acontece a igreja reaparece, cheia de convidados que aplaudem de pé enquanto um padre diz com voz firme:

- Eu vos declaro marido e mulher.

Mike retoma seu corpo e um grito alto e prolongado, que ele sabe ser tardio, rasga sua garganta enquanto ele ver Cecília parada na entrada da igreja.