DONA NADICA

Cansada de desacordos, Srª. Nadica decide esquivar-se de si mesma e enfrentar a vida pelo avesso.

Ao primeiro impacto, agora com os olhares abertos, não sabia ao certo o que via. Tudo lhe parecia opaco, longínquo... Naturalmente foi se sentido oblíquoitada, borrada por aqueles excessos de iluminação. Os olhos pareciam descrer naquelas exterioridades.

No segundo momento – acostumando-se –, já conseguia aceitar que aquelas mãos eram suas. Resolveu então apalpar-se e, sim, teve a impressão de ir dando à luz a si mesma.

O dia já ia pedindo pernoite e suas pálpebras silenciosas descortinavam-se pelas beiradas do mundo. O sono vinha chegando devagarzinho, devagarzinhando e desiluminando a Terra por metade. Acordada para fora, Dona Nadica adoecia em pesadelos. Aos poucos, abriam-se outros olhos, os de suas interiores luminescências, tais como se esperassem co-lírios, medicação necessária para se ver melhor nas flores...

Os horizontes foram crescendo e outras cores faceirando às distâncias. Mas tudo aquilo não mais importava. Nadica nunca mais teve coragem de contemplar nenhum dia. Ficou ali, acendendo-se sozinha... Morreu assim: muito antes de ter nascido.

E foi a última coisa que soubemos daquela Senhora, a Dona Nadica de Nada.

Dilso Santos
Enviado por Dilso Santos em 20/02/2015
Código do texto: T5143277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.