ESTRADA ESCURA DA VIDA

Certa noite passando pelas ruas escuras da vida, pensando que andava solitária, de repente senti como se alguma coisa estivesse me observando, olhei para todos os lados e nada encontrei, senti como se algo quisesse me avisar, contar alguma coisa, mas não dei ouvidos, balancei cabeça e disse a mim mesma: — esqueça essa bobeira é só sua imaginação.

Continuei andando pelas estradas escuras da vida, e aquela impressão aumentava cada vez mais. Parei embaixo de uma das pouquíssimas luminárias que havia na rua, o vento soprou friamente como se estivesse cantando uma triste melodia, a sensação de medo arrepiou meu corpo.

Olhei para o chão tentando acalmar o meu medo que aumentava continuamente, minha sombra havia desaparecido, ouço um barulho, som de alguns passos cada vez mais próximos de meus ouvidos, olhei em todas as direções e novamente nada vi, somente a escuridão; aqueles passos aproximavam-se cada vez mais, até que um homem de idade avançada e cabelos brancos, saiu do meio da escuridão, ele se aproximou, minhas pernas tremiam, fiquei apavorada, enquanto ele olhava em meus olhos permaneci intacta, pálida quase não respirava. Ele murmurando indagou — O que uma jovem inofensiva faz nas estradas escuras da vida?

Eu não tinha palavras para respondê-lo, fiquei muda por alguns minutos, pensei: não estou mais só, há um velho parado em minha frente, será ele quem me observava? Será ele quem quer me dizer algo? Não sei como vou descobrir. Acho que não! Não parece estar precisando de ajuda. O que será?

Novamente ele perguntou: — O que você está fazendo nessas estradas escuras da vida? Criei coragem e respondi a ele: — Passando! Eu acho... sinto-me como se estivesse procurando algo, mas não sei o que.

Eu não imaginava que aquele ancião era um sábio e iria me ajudar. De repente ele disse: — Você não vê sua sombra, não é? Não vejo — respondi. Será que o senhor poderia explicar o que esta acontecendo comigo?

Ele calmamente respondeu: — Minha jovem, o medo que te atormenta faz sua sombra desaparecer, onde quer que você esteja, onde quer que você vá ela jamais aparecerá, entre tanto há uma solução! Você precisa superar o medo que te sufoca e te mata a cada instante. No momento em que você conseguir superar seu próprio medo, sua sombra aos poucos vai reaparecer e você se sentirá mais forte.

Ao abaixar a cabeça por um instante para pensar no que aquele velho tinha dito, ele desapareceu, e naquele momento comecei me sentir mais forte, o medo que havia em mim estava desaparecendo.

Continuei andando e não parava de pensar naquelas palavras. Após andar alguns metros, parei novamente embaixo de uma luminária. Depois de muito pensar meu medo foi embora e descobri que quem precisava de ajuda era eu mesma. Minha sombra queria avisar que estava deixando de me acompanhar, pois o medo que carregava dentro de mim estava me dominando e fortalecendo-se com minha insegurança.

Olhando para o chão percebi que minha sombra havia voltado; após ficar muito feliz voltei a andar. O dia clareou, eu despertei de um sono profundo. Descobri que o medo vem e passa, pois a coragem é mais forte que as estradas escuras da vida.

Calikcia Vaz
Enviado por Calikcia Vaz em 03/06/2015
Código do texto: T5265441
Classificação de conteúdo: seguro