Em Camarajibe: O Carnaval das La Ursas

As La Ursas eram brancas, pretas e marrons, eram imensos ursos ou seja homens vestidos de ursos muito peludos, amarrados pela cintura como se tivessem sido capturados e dançavam, uma dança de fuga e o seu dono bem menor em estatura e peso o segurava por uma corda evitando a fuga de vez enquanto a la ursa se excedia e levava um puxão.

Então começava a dançar de forma mais moderada os outros ao seu redor tocavam e cantavam.

Antes do Carnaval, nas semanas que precediam, as crianças faziam grupos de La Ursas e saiam a dançar pelas portas fazendo barulhada em latas e pedindo dinheiro.Esses grupos eram frequentes e insistentes faziam uma barulhada e as crianças gritavam a La Ursa quer dinheiro se não der é pirangueiro, aí vinham as latas tum tum tum.

Já as La Ursas dos adultos tinham sonoridade e também paravam de porta em porta, suas danças alegres e espalhafatosas, jogando pernas, os braços e a cabeça para os lados. E o seu dono a puxando toda hora para que não escapasse do laço de corda e dançasse toda hora.

As crianças e eu amava as La Ursas, eram simpáticas e pareciam amigas.

Vinham dançavam e pediam gratificação.

Teresa Cristina Monteiro
Enviado por Teresa Cristina Monteiro em 03/07/2015
Reeditado em 06/07/2015
Código do texto: T5298609
Classificação de conteúdo: seguro