FESTA DE SÃO JOÃO

Festa de São João

A festa de São João na casa de Matheus é assiduamente realizada todos os anos por sua mãe, Dona Júlia, e nesse ano não poderia deixar de ser diferente, já passaram das 19 horas e os convidados começavam a chegar, o menino encantado com tudo aquilo já brilhava os olhos ao ver outras crianças entrando no quintal, a noite prometia, muitas brincadeiras, gargalhadas e comidas típicas, até uma quadrilha junina iria se apresentar para animar a noite.

Matheus quando viu os primos, Claudinha, Eduardo e Chiquinho, já foi logo mostrando os estalinhos, cumprimentou-os assim, com um sorriso imenso maior que o seu rosto e o saquinho branco de papel na mão, a noite de são joão prometia ser animada.

A imensa fogueira foi acesa, é como se alguém estivesse ligado os refletores, um brilho intenso, capaz de aquecer e clarear tudo em volta, as bandeirinhas que antes nem eram notadas agora pareciam festejar também, seu balançar parecia mais uma dança, balé com seus movimentos uniformes e coodenados sobre a cabeça dos convidados.

A grande mesa estava quase pronta, o cheiro gostoso dos quitutes era percebido de qualquer parte da chácara, aos poucos, aquele aroma junino ia aproximando cada vez para mais perto as pessoas que timidamente iam chegando, mas que por uma timidez inicial, ficavam um pouco distantes da mesa principal, Paulinho, irmão mais velho de Matheus, por um momento esquecera que conversava com a bela vizinha Rosinha, fechou os olhos e aspirou profundamente, era mesmo contagiante, dava água na boca aquele cheiro de canjica branca e amarela, pipoca que ainda pulava na imensa panela de ferro, os variados caldosos que ainda borbulhavam, só o cheiro forte do quentão já era capaz de inebriar e anestesiar o nariz de Aparecido, tio dos meninos, sem contar no cural de milho, na paçoca, aqueles pés-de-moleques sensacionais que só a dona Júlia sabia fazer, sem contar a infinidade de outras coisas mais que os convidados também levavam, só delícias, capazes de deixar qualquer um salivando nesse momento. Salve São João!

´´Que susto, meninos!`` Tia Gracinda pulou assustada da cadeira, enquanto a meninada sorria copiosamente com os tais estalinhos,´´ seus pestinhas danados,`` a correria foi geral, quando ela ameaçou pegá-los pelas orelhas, sumiram na multidão procurando outras vítimas assustadas para mais um ataque surpresa.

A quadrilha finalmente começa, irradiando alegria, animação e contagiando a todos, menos Paulinho que, por não querer dançar, acabara de ver a linda e desejada Rosinha, desfilando toda sua formosura e charme ao lado de outro, e para completar o seu azar, os ´´pestinhas`` perceberam e começaram a cantarolar, ´´perdeu a namorada, perdeu a namorada...., a festa de São João só estava começando.

GILMAR SANTANA

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 08/07/2015
Código do texto: T5304233
Classificação de conteúdo: seguro