Cabeçada certeira! (EC)

Epaminondas sempre atuou com rara excelência, como um excelente zagueiro defendendo as cores dos times em que atuou em sua cidade!

Aliava a constante atuação firme e precisa que tinha na marcação, bom passe, liderança, posicionamento, à maestria que exibia na cobrança de penalidades máximas, disputas pelo alto com os atacantes ‘inimigos’ e principalmente nos gols que convertia utilizando a cabeça nas bolas que eram alçadas nas áreas adversárias.

Em assim sendo, mesmo sendo defensor, difícil a partida na qual Epaminondas não deixava contabilizado mais um gol marcado, utilizando sua conhecida impulsão e certeira cabeçada!

A fama de excelente cabeceador era tanta, que os adversários dos times pelos quais atuava, providenciavam marcação especial sobre ele, quando o assunto era bola alçada sobre as suas áreas que contava com sua presença em seu interior. Em decorrência desta marcação especial que lhe era feita, sobravam os companheiros que também, vendo-se praticamente soltos pela área, ‘deitavam e rolavam’ também realizando os seus gols...

Por consequência, era constantemente assediado por várias equipes que faziam questão em tê-lo fazendo parte de seus quadros.

Porém, Epaminondas era ‘vidrado’ pelo clube de sua comunidade e não o trocava por nada.

Sempre foi, desde a tenra idade, um aficionado pelo NÓIS É REI FC, clube tradicional da vila em que nasceu e cresceu.

O tempo, sempre inexorável passou e mesmo assim, apesar da idade que fazia com que fosse considerado veterano para a prática do esporte, prosseguia defendendo as cores daquele que, segundo ele próprio vivia enfatizando, era uma das grandes paixões de sua vida!

Todavia, como no mundo do esporte também há fofocas que rolam soltas acerca das preferências clubísticas daqueles que por lá atuam, alguns desafetos de Epaminondas diziam que ele ‘enrustidamente’ preferia o clube SOMOS OS BONS FC, desafeto inconteste do NÓS É REI FC e que sempre que podia estava lá na sede do clube vizinho demonstrando esta sua paixão!

Os mais abnegados torcedores do clube pelo qual sempre atuou o defendiam dizendo que a fofoca partia de alguns admiradores do outro clube, que queriam a todo custo vibrar com as certeiras cabeçadas do Epaminondas atuando do seu lado!

Naquela bela manhã de domingo, o estádio distrital do bairro estava repleto! Ocorreria por ali, o aguardado confronto que colocaria frente a frente os dois tradicionais rivais que disputariam, mais uma vez, o maior título em jogo em toda a região!

Com os dois times completos, NÓIS È REI FC e SOMOS OS BONS FC, adentraram o irregular gramado do distrital, sob histéricos gritos de suas fanáticas torcidas. A segurança pública apesar do pseudo amadorismo da disputa, havia direcionado um batalhão de policiais que contava com cerca de 1000 policiais fortemente armados, pois sabia da tremenda rixa existente entre os aficionados das equipes litigantes!

Com clima de decisão nacional, após o hasteamento do pavilhão nacional, devidamente amparado pela execução do hino nacional, os capitães das duas equipes reuniram-se no centro do gramado, em presença do juiz oficial convocado para a partida e do chefe da segurança municipal que relembrou as normas de segurança que deveriam nortear o evento. Epaminondas, zagueiro-central do NÓIS É REI FC e Baltazar, centroavante do SOMOS OS BONS FC eram os representantes das equipes, e após o sorteio efetuado pelo árbitro, Epaminondas optou para que sua equipe desse o pontapé inicial no encontro, cabendo à equipe capitaneada por Baltazar escolher o lado do campo onde haveria inicialmente o posicionamento de sua equipe!

Tudo pronto, sob intensa emoção, o mediador do encontro soprou seu apito e foi dado inicio ao pega!

Foram iniciais 45 minutos disputados com muito empenho e dedicação das duas equipes, sendo que as oportunidades de realização do gol foram muitas, neutralizadas pelas excelentes defesas dos goleiros e algumas, pela ineficiência dos atacantes!

Esgotados pelo esforço despendido neste primeiro tempo, os jogadores retiraram-se rapidamente do palco do jogo e dirigiram-se para seus respectivos vestiários.

Pelo regulamento vigente durante a fase decisiva do campeonato, se o jogo que definiria o campeão terminasse empatado, haveria uma prorrogação de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15 minutos cada e, em persistindo o empate, a decisão seria através da cobrança de penalidades máximas!

Após os 10 minutos regulamentares de intervalo, as duas equipes ‘religiosamente’ retornaram e foi dado inicio ao tempo complementar do evento.

Como ocorrido no transcorrer dos primeiros 45 minutos, estes também foram intensamente disputados, com oportunidades criadas e desperdiçadas aqui e acolá!

Saliente-se que Epaminondas tivera uma atuação impecável no primeiro tempo, ‘anulando’ o serelepe centroavante Baltazar, esperança maior dos gols para a equipe do SOMOS OS BONS FC! E o mesmo ocorreu até os 44m30s desta etapa complementar.

Em uma descida da equipe ‘comandada’ por Baltazar, em sensacional subida antecipando-se ao centroavante, Epaminondas cabeceou a bola pela linha de fundo, cedendo um tiro de canto, que seria o último lance de perigo que rondaria a meta do NÓS É REI FC. Em seu posicionamento de praxe, a zaga comandada por Epaminondas, que havia vencido todas as disputas pelas bolas alçadas sobre sua área, já estava preparada para enfrentar a prorrogação onde, segundo o que acreditavam, em melhores condições físicas do que seus ‘inimigos’, certamente levariam a melhor!

Bola levantada, todos os olhares se voltaram para Epaminondas, haja vista que a bola seguia direto em direção à sua certeira testa, que tantas alegrias havia proporcionado ao clube. Num repente, o experiente respeitado zagueiro-central do NÓS É REI FC, ‘enfiou a testa’ na pelota que, como um bólido estufou suas próprias redes!

O árbitro apitou uma vez indicando o meio do campo, denotando a validade do gol e apitou novamente, realizando os gestos característicos de encerramento da partida!

Uma verdadeira invasão ocorreu no gramado, com os fanáticos torcedores do SOMOS OS BONS FC correndo em direção aos atletas de sua agremiação, abraçando-os e até erguendo-os em triunfo pela conquista alcançada! Muitos jogadores ajoelhados erguiam suas mãos, simbolizando agradecimento que faziam aos céus pela vitória!

Por outro lado, atônitos, após um breve espaço de tempo pós a invasão da torcida dos vencedores, alguns também fanáticos torcedores dos perdedores, meio ressabiados também correram em direção aos craques de sua equipe, alguns prostrados no gramado, não acreditando no ocorrido e outros, dentre eles o artilheiro do jogo Epaminondas, estáticos, lágrimas escorrendo pelas faces, com olhar distante e imensa tristeza no semblante!

Seu Zequinha, um dos maiores torcedores do NÓS É REI FC, aproximou-se do incrédulo capitão de sua equipe derramando tristonhas lágrimas, inquirindo:

--- O que aconteceu, capita? Por que marcou este gol contra nós?

Como em transe, Epaminondas, semblante totalmente arrasado, olhou diretamente nos olhos do seu interlocutor e respondeu num sussurro:

--- Não sei,..., não sei! Deu um branco,..., para mim estava lá na área inimiga,..., enfiei com muita vontade a cabeça na bola e estufei o barbante!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Deu um Branco

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/deuumbranco.htm