O Causo do Salto Para a Glória

E foi por aquelas quebradas dos indeléveis anos 50 que o jovem Lilico se aventurou com os amigos pelos barrancos da antiga caverna do morcego, no baixo Santo Antônio. Bairro este até hoje tomado de gente de boa fé e coração adorável. Gente da minha já qualificada e amada Araxá.

Lilico, menino humilde e brincalhão, certa feita viu pelas revistas em quadrinhos que falavam da segunda grande guerra os heróicos pára-quedistas aliados atuando nas reconquistas de territórios tomados pelos alemães. Como qualquer criança sonhadora, o menino então passou a vestir o espírito de um grande herói do front.

Reuniu-se então com a tropa dos demais moleques sonhadores do bairro, que com bravura pintaram suas caras de barro vermelho e caminharam em direção ao inimigo. A tropa cessou a marcha no alto do mais íngreme esbarrancado próximo da caverna, onde Lilico se preparou ante a platéia dos fiéis amigos da onça para o salto heróico rumo aos alemães de sua imaginação. “Pula! Pula!” – bradavam os soldados pueris.

Longe dali na sua modesta casinha, o velho Timingo deu pela falta do guarda-chuva que o acompanhava por aquelas tardes chuvosas rumo ao trabalho. – Mas onde foi que eu deixei meu bendito guarda-chuva? – perguntava o velho, coçando a cabeça e as barbas grisalhas em tempos opostos.

Mal sabia ele que o aparato anti-chuva se encontrava nas mãos de seu levado Lilico, que sob o incentivo da torcida de amigos da onça saltava para a glória nos mais de 7 metros de altura do elevado de piçarra, que ralou todo o corpo do pobre quando este o atingiu em queda livre, traído pelo pára-quedas caseiro que se inverteu imediatamente após o contato com o ar.

Lilico voltou para casa todo marcado e encontrou o furioso Timingo já esperando por ele com os braços cruzados. Os olhinhos verdes daquele custoso moleque sequer esboçaram pranto pelo fracasso, mas mesmo assim comoveram seu velho papai, que abortou a tarde de trabalho para cuidar de seu soldadinho abatido em combate.

Lilico tinha aprendido a sua lição. Ele jurou para si mesmo que não seria um pára-quedista outra vez... Pelo menos até que seu papai comprasse outro guarda-chuva.

Em sua honra, Lilico meu velho pai.

Ivan Anderson
Enviado por Ivan Anderson em 31/07/2015
Reeditado em 18/09/2015
Código do texto: T5330295
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.