Sacerdote

Um sacerdote de uma cidade pequena resolveu fazer um teste com os seus fiéis, que era a maior parte dos habitantes. Decidiu que mudaria radicalmente o seu sermão.

"Olá irmãos e irmãs. Quero tocar em um assunto muito importante hoje: o perdão.

Eu talvez não tenha sido muito sincero nos últimos anos - deu uma pequena pausa - sabem aquele dinheiro que arrecadamos para ajudar os necessitados da nossa cidade?

Então, eu peguei uma pequena parcela daquele dinheiro para comprar umas roupas novas para mim. Eu nem precisava, mas tive muita vontade. Admito o erro. Peço perdão.

Outra coisa que quero dizer, muitas vezes não rezo com muita fé. Diversas vezes duvido das minhas crenças. Muitas vezes não concordo com nosso livro sagrado. Peço perdão.

Odeio alguns de vocês, não suporto mais ouvir alguns de vocês reclamando da vida ou dizendo os mesmos pecados todos os anos. As vezes, de tanto ódio, mato alguns de vocês em pensamento. Peço perdão.

Sou preguiçoso. Ontem a noite mesmo, uma menina veio pedir conselhos a mim e eu mandei o meu empregado dizer que eu estava em meditação. Mas a verdade era que eu estava dormindo. E sim, tenho tanta preguiça que tenho um empregado, que pago com dinheiro da igreja. Admito o erro, peço perdão.

Eu bebo muito. Sou um viciado em bebidas alcoólicas, quase todos os dias vou dormir chapado com o vinho da nossa igreja. E até confesso que as vezes até uso maconha. Admito o erro, peço perdão.

Tenho inveja de muitos de vocês. Tenho desejo de ter a vida de alguns de vocês. Tenho muitos desejos sexuais e já até recebi prostitutas uma vez em minha casa. Admito o erro. Peço perdão.

Sou viciado em jogos, as vezes uso um disfarce e jogo poker com uns rapazes num bar um pouco distante daqui. E advinha com dinheiro de onde? Admito o erro. Peço perdão.

Então, apesar de eu ter praticados tantos pecados eu lhes peço perdão..."

O sacerdote fora tão eloquente nas suas palavras que no meio no seu discurso havia ficado com a cabeça abaixada demonstrando culpa, e nem percebeu que todos as pessoas haviam saído da igreja, não dando tempo para ele finalizar e concluir a mensagem que queria passar.

O sacerdote após ver a igreja deserta ajoelhou e começou a orar:

- Deus, não consegui fazer as pessoas entenderem os seus ensinamentos. Admito o erro. Peço perdão.