Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Dia Nacional de Combate à Dengue

Dona Maria acordou naquele dia, e enquanto preparava o  café para a família, escutava no  rádio que aquele era o Dia Nacional de Combate à Dengue.
Dona Maria já teve amigos e familiares infectados com o vírus, inclusive alguns que haviam morrido.  ´É verdade que foram casos que aconteceram  distantes de sua  casa, mas todo cuidado é pouco com esse mosquito danado, pensou.
Enquanto refletia, a radio continuava falando sobre o combate ao mosquito da Dengue, e que agora já não era apenas responsável pela Dengue , pois além da Dengue, Aedes aegypti é transmissor de outras duas doenças: febre Chikungunya e vírus Zyca que tem aumentado  casos de microcefalia em recém nascidos.
Dona Maria resolveu que  faria a diferença. Não podia apenas ficar ouvindo aquilo e nada fazer. Fez uma campanha em seu bairro, distribuiu folhetos explicando como evitar criadouros. Fez reuniões no Amigos do Bairro. Teve amplo apoio dos moradores da comunidade.Quase toda população participou para eliminar criadouros e impedir que o mosquito trouxesse as doenças ao bairro.
Bom, nem todos...
Dona Olga, vizinha ao lado de Dona Maria, não quis participar. E nem permitia que inspecionassem sua casa. Criticava Dona Maria, dizendo que está estava querendo sair candidata a vereadora e “queria aparecer” com aquilo tudo. Assim, o bairro havia eliminado os possíveis criadouros do mosquito da Dengue...
Menos a casa de Dona Olga.
E foi lá que o mosquito achou lugar para colocar suas larvas. Algumas semanas depois, começaram  a parecer  casos de Dengue e Chikungunya entre a população. Dona Maria, a primeira lutar contra o mosquito foi a primeira a morrer... Dona Olga foi logo depois.

Marcelo Bancalero



Governo cria Dia Nacional de Combate à Dengue
20 de maio de 2010 | 13h 37
 
O governo sancionou a lei que institui o penúltimo sábado do mês de novembro como o Dia Nacional de Combate à Dengue. O objetivo, de acordo com a lei, é mobilizar iniciativas do Poder Público e a participação da sociedade para a realização de combate ao vetor da doença. No Estado de São Paulo, a epidemia de dengue que ocorre neste ano já causou o maior número de mortes da história da doença no Estado – pelo menos 55 – e é a segunda em total de casos – 69.148 -, perdendo só para a registrada em 2007. O total de doentes em 2010 já corresponde a 74,8% do computado em 2007, ano em que foram notificados 92.345 casos da doença. As cidades de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Guarujá e Santos lideram.
 
Fonte: Agência Estado
Marcelo Bancalero
Enviado por Marcelo Bancalero em 27/11/2015
Reeditado em 27/11/2015
Código do texto: T5462409
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Marcelo Bancalero). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcelo Bancalero
Votorantim - São Paulo - Brasil, 47 anos
634 textos (60555 leituras)
1 áudios (26 audições)
1 e-livros (5 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/10/17 00:20)
Marcelo Bancalero