MITO LÓGICAS

MITO LÓGICAS

Quanto tempo exclamou a bela loira ao homem sentado na mesa ao fundo. Ele repetiu a frase mecanicamente.

A mulher perguntou o que ele havia feito, o homem disse que não havia feito nada digno de nota, mas que ainda escalaria o Everest e iria a Paris.

Ela disse que ele continuava sendo um bobo, ele alegou que era a sua sina e pediu uma cerveja.

A mulher se ajeitou na cadeira e começou a remexer a bolsa freneticamente. Afinal que objeto procurava pensou ele. Um espelho e um batom? Um celular? Um chicletinho para tirar o hálito de cerveja?

Ela retirou da bolsa um baralho. Gracejou ele:

- O que vamos jogar?

-Algo interessante, disse ela.

O baralho lembrava cartas de tarô, mas tinha figuras de deuses da mitologia grega. A loira embaralhou e pediu para que seu amigo retirasse uma carta. Apareceu Apolo.

- Esta carta representa o ideal que persegues de harmonia e de beleza. Mas tu não sabes onde vai te levar esta busca.

- Concordo contigo, mas sei a figura que combina com tua personalidade sem tocar neste baralho.

- Diana, a caçadora!

- Fazes mau juízo de mim!

- Não é bom nem mau, ou são os dois. Você é muito independente e por isso tem dificuldade de ter um compromisso com alguém. Não achas que tenho talento para adivinhações?

Ela ignorou a sua pergunta e disse para o seu amigo pegar outra carta.

- Ceres, a deusa das colheitas.

A mulher afirmou que a maioria das mulheres tem ligação com a deusa Ceres, seu ventre é metaforicamente um terreno para ser semeado.

Ele a interrompeu:

- Com exceção das mulheres influenciadas por Diana.

Ela seguiu na sua explicação:

- Então para muitas um relacionamento é como uma plantação, tão exposto a intempéries como a agricultura. Escolhe outra carta.

- Hefesto, o feioso que se casou com Afrodite. Sempre achei que ela devia casar com Apolo. Disse ele.

- Meu amigo, Hefesto também tem qualidades.

- É rude e tosco!

- Isto ele realmente é, mas ele representa a estabilidade, a perseverança no trabalho.

Depois de um silêncio, o homem observa:

- É mais divertido e complexo que os testes do Facebook!

- Tu não admites, mas gostas do assunto tanto quanto eu.

Se despediram, prometeram manter contanto e saíram carregando o peso e a leveza de sua tragicomédia.

Fábio Souza das Neves

Escrito em 11/10 2015 e revisado em 14/01/2016.