ONDE ESTÁ DEUS?

'Caramba, o que aconteceu comigo? Para onde foram a minha esperança, a minha vontade, a minha determinação? Foram embora com a minha juventude? Não sei como atravessar esta tormenta terrível que se abateu sobre a minha vida. Como juntar forças e ir em frente? Estou cansado, desiludido, triste, vazio. Meus pensamentos já não são tão claros, minhas palavras confundem-se entre si e embaralham-se num remoinho de sensações ruins e que me aumentam o medo do que está por vir. Onde está Deus? Por toda a minha vida procurei ser uma boa pessoa, sempre buscando o consenso, o equilíbrio e a paz em todos os relacionamentos, fossem afetivos, fossem profissionais, fossem sociais. Fui honesto em meus princípios, fui correto com as pessoas, em todos os meus atos fiz conduzir-me sempre pela ética. Cultivei o árduo e difícil hábito de honrar a palavra dada, mesmo que viesse a me significar prejuízos ou perdas. Sei que era bastante fraco com relação ao orgulho, mais forte do que a minha vontade. Pequei sim, pequei por querer buscar o amor de mulheres, mesmo sabendo que isso não era o mais sensato a se fazer, aventureiro das paixões, escravo de decepções. No final o vazio, a sensação de culpa ardente, os fingimentos, os medos da descoberta. Um dia, resolvi dar um basta a tudo isso, custou-me conforto, segurança financeira, aumento de trabalho e preocupações sem fim. Mantive-me resoluto em buscar o Senhor como o meu Pastor e acreditava que nada iria me faltar. Águas turbulentas com ondas imensas tentaram me afogar, mas segurava com as forças que ainda me restavam nas mãos de Deus, e as águas não me afogaram. Havia deixado o barco grande, estável, para navegar num bote pequeno, frágil. Assim, havia se tornado a minha vida. A vida que até então pensava que me era protetora natural, fácil, boa, mostrou dentes afiados, horríveis e uma disposição enorme para me mastigar, triturar. Aos poucos fui cedendo e reconhecendo que ela, a vida, bate forte, derruba, e eu caía tonto, mas encontrava ânimo para levantar, não porque era um forte, mas pela simples razão de aquilo estar acontecendo ser passageiro e que daria para aguentar, até porque a vida não podia ser tão ruim assim. Estava enganado! A vida pode ser ainda bem pior. E, sentia que o Deus que tanto amei e confiei havia se afastado de mim, não me sentia por Ele abandonado, mas distante, distante suficiente para não mais conseguir segurar em sua mão. As coisas se tornaram ainda piores, nada dava certo, as contas sem dinheiro para pagá-las se acumulavam como água numa calha entupida, velha, abandonada. Meu casamento acabou, meus amigos se afastaram, as possibilidades de um bom emprego cessaram, a desilusão dava forma a sonhos cada vez mais difíceis de realizar, mas serviam-me como um refrigério no inferno que havia conduzido a minha vida. Perdi tudo! Tudo mesmo! Deus que antes era a minha respiração, já não mais O sentia dentro de mim. Os templos das igrejas que antes me acolhiam e concediam-me paz, agora eram sufocantes e incômodos. Desilusão sobre desilusão. Antes culpava as pessoas, depois a situação do país, depois as dificuldades profissionais, até finalmente encarar-me como o principal responsável pela desilusão que tornou-se a minha vida. Comecei a questionar-me porque havia deixado Deus abandonar-me? Jamais acreditei de que Deus poderia ter me abandonado, mas entendi que eu O havia abandonado há muito, ao entrar num atalho de estrada cujo retorno eu não conseguia encontrar o ponto certo. Uma vida monocromática, insossa, eu comecei a viver sofregamente. Sem esperança, sem crenças inocentes, sem sonhos infantis, sem paz, sem amor. Então, quando ainda a manhã não havia surgido e naquele momento prestes a entregar-se ao dia quando ela ainda é mais escura, eu fiz uma última pergunta a Deus. "Deus, onde o Senhor está? E, Ele me respondeu: 'Estou onde está a tua fé!'

Olhei para a janela de meu quarto, ainda estava bem escuro lá fora, mas já se podia perceber que a noite começava a entregar-se ao dia que tinha pressa de começar em minha vida. Então, me levantei disposto a tentar a vida por mais um dia!