QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO (III)

QUEM NÃO TEM CÃO, CAÇA COM GATO. (III)

Série: Ditos populares

Diz a lenda que num condado medieval bem distante, havia escassês de homens, devido a guerra que levara a maior parte deles. Sendo assim, restava às próprias mulheres, além dos afazeres domésticos, a luta diária para aplacar a fome da prole.

Por isso Lucíola jovem órfã belíssima, que não possuia um só parente que assim procedesse, após matutar por um bom tempo resolveu ela própria ir à caça de seu próprio alimento.

Contudo, cães naquela ocasião era artigo de luxo, em extinção. E os poucos que se encontravam custavam uma fortuna, quando se encontrava um.

Porém, como toda jovem otimista, Lucíola teve outra brilhante ideia, pois ouvia desde pequena o seguinte provérbio: "Quem não tem cão, caça com gato". Era o que havia no momento, assim pensou Lucíola, que decidiu-se pela caça de codornizes e aves nobres com a ajuda de tais felinos.

E assim a jovem começou sua seleção. Só que o treino dos felinos era complicado, pois alguns dos selecionados eram fanfarrões e namoradores e se perdiam nos telhados das tabernas noturnas em noitadas regadas a gatonices.

Enfim, depois de muita fome e paciência no treino de alguns felinos ela se pôs toda feliz, a caçar com seus lindos animaizinhos.

Qual não foi sua decepção ao final dos dias, ao examinar o saldo da caça, restaram-lhe somente algumas mariposas, borboletas e alguns ratos, que com a epidemia da guerra era o que mais havia no condado.

Então à bela jovenzinha sonhadora não restou outra saída senão pôr as mãos à terra, plantando batatas, e algumas outras hortaliças, que lhe aplacaram a fome, até que aguerra acabasse, os homens voltassem e

as vidas retornassem à rotina e normalidade.

anna celia motta
Enviado por anna celia motta em 29/01/2016
Reeditado em 30/01/2016
Código do texto: T5527072
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.