Mais um Desafio proposto por Margarida Fonseca no Blog 77 palavras
 



Desafio Escritiva nº 10
“O coiso, aquilo que eu usei quando precisava de fazer aquela cena complicada que a coisa não sabia fazer? Não me digas que não sabes o que é?” 
 
Pois não, nem ninguém tem obrigação de me entender quando eu falo assim simplesmente porque sou incapaz de me lembrar como se diz uma palavra numa ou noutra língua. Alguma vez vos aconteceu? Têm definições próprias para coisas do quotidiano, com nomes engraçados que só se usem na vossa zona, cidade, aldeia que nos queira contar? Vamos lá botar faladura (a Paula é do norte, claro...).

 

 

                          
 
 
 

 
Da ilharga do Pará

ERAS do PITIÚ! Mas estou com uma BROCA, só tomei CHIBÉ cedo e fico DESPOMBALECIDO.
ÉGUA, o carro ESBANDALHOU bem nesse BREU, logo vai cair CARAPANÃ, e vou ficar MORDIDO. PERA, mais PANEMA logo! Vou já me AGASALHAR nessa BEIRA. Eu tô DESCONFORME com fome, qualquer GOROROBA entra, basta um CUÍ de farinha. DISQUE vai cair um TORÓ, vou ACOCAR aqui.
Ali na ILHARGA tem uma CABOCA OVADA, mais ACESA logo!

Mana, deixa de PAVULAGEM, Parece LESA!
 
 
                                   



 Elucidário

 ERAS - Uma versão da expressão égua, que significa uma forma de exclamação.
ÉGUA– Interjeição, Exclamação, usada para expressar seja alegria, raiva, surpresa, etc...
PITIÚ – usa-se para expressa o cheiro próprio do peixe, do ovo.
BROCA – estar com fome, muita fome.
CHIBÉ – um tipo de comida feita apenas com açúcar, água e farinha de mandioca, sem ir ao fogo, apenas misturando. Típico dos Interiores do Pará.
DESPOMBALECIDO – fraco, com fome.
ESBANDALHAR – estragar, dar defeito.
BREU – Escuro
CARAPANÃ – Nome dado ao pernilongo.
MORDIDO – chateado
PANEMA – azarado
 PERA mais PANEMA logo – uma expressão que serve para superlativar algo.
AGASALHAR – se proteger
BEIRA – lugar onde se proteger, abrigo. 
DESCONFORME – exageradamente
 

GOROROBA – mistura de comidas, sobras.
CUÍ – a parte mais fina da farinha de mandioca, e pouca quantidade.
DISQUE - quer dizer, parece.
TORÓ – chuva forte que cai no Pará intensa e rápida.
ACOCAR – abaixar sem sentar no chão.
ILHARGA- ao lado, próxima.
CABOCA - mistura de branco com índio, interiorano, analfabeto, semianalfabeto ou nativo do interior do Estado do Pará. Em tom de ofensa soa como “cafona”, “brega”, pessoa que tem hábitos ou se parece com gente do povo/periferia.
OVADA – grávida
ACESA - assanhada
 PAVULAGEM Orgulhoso
LEZA - idiota, maluco.

 

                              
                                       



Leia mais sobre essa deliciosa e séria brincadeira literária no blog 77 palavrasde Margarida Fonseca Santos:
http://77palavras.blogspot.com.br/
 
 
E os meus exercícios no Blog 77 palavras
http://77palavras.blogspot.com.br/search?q=Roseane+Ferreira



 
                     
 
Roseane Namastê
Enviado por Roseane Namastê em 11/08/2016
Código do texto: T5725229
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.