Gata de rua

Pretinha é uma gata de rua solitária que ficou amiga da lua, elas se encontram todas as noites na praça e seguem todos que por ali passam.

Enquanto brincam felizes procuram amigos e quando os encontram, a lua brilha um pouco mais, mudando de posição as sombras pelo caminho.

A gata pretinha ronrona satisfeita, anda pra lá e pra cá se enroscando nas pernas de toda gente, vai pra frente e volta para trás, quase derruba a menina, a moça e o rapaz.

A lua faz sombras engraçadas para se divertirem, elas ficam compridas e magras, depois pequenas e gordas, dão voltas e mais voltas.

A gata se rende aos encantos da lua fazendo barulhinho purrrr... purrr... purrr... Rola pelo chão com carinho.

A gatinha brincalhona também encanta a lua quando deixa brilhar seus olhos azuis bem céuzinho rolando pela rua.

A menina a moça e o rapaz acham graça e sorriem para Pretinha. A moça põe a gata no colo, a menina acaricia e brinca com a gatinha:

- que gatinha linda! Toda pretinha e com os olhos azuis da cor do céu. Seu nome será Pretinha.

O rapaz olha feliz e diz:

- vamos levar Pretinha para casa e cuidar dela.

A moça balança a cabeça consentindo, a menina dança de tanta alegria com pretinha no colo e as sombras dançam também.

A lua feliz acompanha-os iluminando a rua, de repente ela fica triste e pensa “e agora? Perdi minha amiga querida.”

Pretinha olha para a lua como quem adivinha seu pensamento e diz:

- Não fique triste assim, nunca deixaremos de ser amigas. Onde eu estiver, você estará também brilhando no céu sem fim.

A lua entendeu, sorriu e brilhou mais ainda.

(2013)