O Renascimento

O jovem rapaz deitou-se em sua cama tentando se acalmar. Suas mãos estavam trêmulas, a respiração pesada e sentia um aperto no peito e na garganta. Nos últimos dias estava sofrendo de frequentes crises de ansiedade. Frustrava-se pensando nas coisas incríveis que poderia ter feito ou ainda poderia fazer, ou nas que poderia falhar por causa de erros tolos. Tinha medo de errar, e esse medo lhe fazia cometer erros. Lembrava-se das oportunidades perdidas e que provavelmente não voltariam nunca mais.

Como estaria pronto e preparado quando o momento certo chegasse, se o momento certo sempre vinha de surpresa? Como viver o presente, com medo de cometer os mesmos erros do passado?

O tempo estava passando. Não havia mais tempo para errar, não havia mais tempo a perder. Esses temores e dúvidas causavam um aperto em sua garganta. Nessas horas, sentir-se relaxado era algo praticamente impossível. Será que estava ficando louco? Será que se sentia assim devido ao excesso de internet e cafeína? Ou devido as poucas horas de sono por noite? Ou as chuvas constantes que lhe irritavam à beça? Ou sua vida medíocre, sem dinheiro, sem mulheres, sem viagens, sem liberdade? Estava precisando de ajuda psicológica?

Uma nuvem turbulenta de maus pensamentos atormentava sua alma. Seu espírito se encolhia e recuava, assustado por aqueles fantasmas. Estava bem próximo do fundo do poço.

Ligou a televisão e estava passando um documentário sobre o Big-Bang e a origem do planeta Terra e da Humanidade. Deixou-se hipnotizar por alguns minutos com o documentário, então teve uma epifania. Ele como um ser humano era o que havia de mais avançado na criação divina. Nos primórdios do universo, os átomos se organizaram formando moléculas, que por sua vez também se organizaram formando matéria, que então deram origem aos planetas, estrelas e corpos celestes. As leis imutáveis da física fizeram com que astros mais leves girassem em torno de astros mais pesados, formando as incontáveis galáxias e sistemas planetários.

Em algum lugar dessa infinidade de astros celestes, houve uma série de fatores ideais, como temperatura, localização em relação ao sol e reações químicas, entre outros, que de alguma forma deram origem a vida.

Surgiram as primeiras formas de vida microscópicas, seres unicelulares vindos dos lugares mais profundos do oceano. Que então foram evoluindo e tornaram-se mais complexos. Surgiram seres maiores, com órgãos e estrutura óssea. A maravilhosa marcha da evolução nunca para, e tais seres começaram a arrastar-se em terra firme e outros aprenderam a voar.

Incontáveis Eras se passaram. Milhões de vezes em que o sol nasceu e se pôs sobre a terra. Milhões de anos em que a evolução fez seu trabalho de forma incansável e silenciosa. Então surgiu o Ser Humano, a mais complexa e poderosa forma de vida concebida pela evolução.

A infinidade do universo provavelmente ocupa outras formas de vida, porém ainda não se tem notícias de uma espécie tão ou mais inteligente e avançada do que a espécie Humana. Enquanto não houver tais notícias, o Homem pode se considerar o ser mais poderoso do universo. Ou melhor, o Homem gosta do conceito de um Deus universal, o senhor supremo da criação, e considera-se o seu filho. Podemos então dizer que o homem é o filho do universo e sua criação mais complexa e extraordinária. Se existe um Deus, ele é o senhor de tão maravilhoso processo divino de criação.

Se o homem tiver uma alma, ela é semelhante ou até mesmo parte do criador. Se sua consciência for apenas fruto de sinapses nervosas e processos cerebrais, mesmo assim seria algo espetacular que a evolução, o universo ou que sabe Deus poderia desenvolver tão complexo mecanismo.

O rapaz então percebeu que era um deus. Toda a criação divina havia se curvado apenas para o conceber. Milhares de eras, incontáveis planetas e sois, o espaço infinito. Tudo isso para dar origem a ele. A máxima criação, a criatura mais perfeita do universo.

O criador movera céus e terras por ele. Não poderia decepcioná-lo. Viu que ele, assim como seu criador, era capaz de tudo. Também era um Deus, e podia fazer com que o mundo se dobrasse aos seus pés, podia conseguir o que quisesse.

Aquele foi o dia do seu renascimento. O início de uma nova vida. Haviam grandes coisas a serem feitas e conquistadas, não havia mais espaço para sofrimentos e inquietações.